A professora Raelen Brandino Gonçalves, da escola municipal Professora Therezinha Soares, na Vila Brasileira, em Mogi das Cruzes, conquistou o 1º lugar na categoria Educação Infantil do Prêmio Professor Transformador, uma iniciativa da Base2edu, da Bett Educar e do Instituto Significare. O anúncio dos vencedores foi feito pela internet na tarde de quarta-feira (15).
O prêmio nacional recebeu mais de 1.200 projetos de todo o país, que passaram por diversas etapas de seleção ao longo de um ano. Foram selecionados 12 finalistas. Na reta final, Raelen concorreu com um projeto do Rio Grande do Sul e outro de Santa Catarina.
Chamado “Extra, extra, extra: tá na hora de brincar!”, o projeto vencedor foi desenvolvido com alunos do Infantil III e trata-se da elaboração de um jornal para comunicar as famílias sobre o que acontecia nas rodas de conversa da escola.
“Conheci outros projetos que trouxeram novas perspectivas para o meu trabalho. Fico feliz com a premiação pela questão motivacional e por ser uma valorização para a carreira docente. Vejo como a teoria e a prática caminham juntas e como isso reflete no meu trabalho”, avaliou a professora, que atualmente está fazendo doutorado sobre educação inclusiva. Ela foi premiada com R$ 7 mil e uma viagem para participar da Bett Educar 2021, em Londres, na Inglaterra.
O projeto de Raelen também foi vencedor do Prêmio Mogi: Educador por Excelência 2019, realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. “O prêmio Mogi: Educador por Excelência me motivou a inscrever o projeto no final do ano. Fiquei surpresa com a premiação”, contou a educadora, que leciona na rede municipal de ensino desde 2009.
“É um orgulho para a educação de nossa cidade ver o trabalho de uma professora ser reconhecido nacionalmente. Parabéns à professora Raelen pela iniciativa em inscrever seu projeto, que já havia sido premiado pela Secretaria de Educação”, disse o prefeito Marcus Melo.