O Procon de Mogi das Cruzes vem alertando a população sobre o golpe do falso boleto de cartão de crédito, que vem sendo aplicado na cidade. No último mês, o órgão recebeu cinco reclamações de pessoas que receberam faturas de cartão de crédito da empresa Porto Seguro.
De acordo com o Procon, o boleto chega pelos Correios, com dados, logomarca e informações idênticas aos documentos anteriores, mas com diferente destinatário final para o pagamento. Ou seja, o consumidor que efetuar o pagamento terá o valor enviado para um terceiro, e com a dívida pendente de pagamento, que passará a ser cobrada com juros.
A orientação é de que ao receber algum boleto, seja pelos Correios ou e-mail, o consumidor deve conferir o nome e CNPJ da empresa emissora, valor da transação financeira. Caso já tenha pago antes um boleto da mesma empresa, vale comparar se as informações da conta de destino estão iguais.
“Na hora de fazer o pagamento via aplicativo ou pelo sistema bancário, caso não apareça o beneficiário final, mas apenas o beneficiário, que chamamos de intermediário, normalmente as plataformas de pagamento, o mais seguro é fazer contato com a empresa pelos números oficiais para confirmar a procedência do boleto”, disse a coordenadora do Procon, Fabiana Bava.
O Procon orienta também que, caso o pagamento seja feito nas lotéricas, o consumidor solicite que o atendente confira o beneficiário final, lembrando que a falta de conferência pode caracterizar má prestação de serviço do estabelecimento.
É recomendado que o consumidor faça um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil para que o caso seja investigado. No próprio órgão, também deve ser registrado para uma análise detalhada da situação, inclusive se houve acesso indevido aos dados do consumidor, o que pode gerar uma responsabilização à empresa por violação da Lei de Proteção de Dados.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: