O Procon de Mogi das Cruzes vem alertando a população para o aumento do número de tentativas de golpe neste período de compras de final de ano, como a falsa chamada da ‘Central de Atendimento’ de um banco digital.
Neste golpe, o consumidor recebe uma ligação telefônica e uma gravação informa sobre uma suposta compra que precisa da autorização dele ou, se não for reconhecida, do cancelamento. Ao optar pelo cancelamento, o cliente é direcionado para uma falsa central, onde ele passa a conversar com uma pessoa de verdade, esse falso atendente começa a questionar detalhes da conta e pede, inclusive, que o usuário acesse seu aplicativo para novas execuções.
Os golpistas começam a confirmar diversos dados do consumidor, que geralmente eles já têm em mãos, e a partir daí iniciam uma série de ‘bloqueios’ falsos da conta e aplicativo, até gerar um link malicioso que é enviado por SMS ao celular do consumidor com um código de pagamento via PIX, o que induz o consumidor a fazer uma transferência para um terceiro criminoso de valores altos, quando na verdade o consumidor acredita estar bloqueando as transações.
Segundo o órgão, a ação transmite ser verdadeira, pois além do atendimento eletrônico por meio de uma URA (unidade de resposta audível), os criminosos programam um redirecionamento de chamadas. Ou seja, caso o consumidor efetue uma ligação para aquele número, realmente a chamada é direcionada ao canal oficial do banco, de modo que no próximo contato da quadrilha usando aquele discador, o consumidor acreditará que está falando com o canal oficial do banco.
O coordenador do Procon, Fernando Muniz, informou que, em contato com o atendimento do banco digital, foi relatado que diariamente centenas de pessoas vítimas do golpe ligam no telefone fraudulento e são redirecionadas ao canal oficial do Banco, relatando compras indevidas e golpes.
“Os consumidores devem estar alertas pois essa prática pode ser feita em nome de qualquer banco. É importante ficar muito atento a qualquer tipo de ligação recebida no celular, não passar nenhuma informação ou dados pessoais, principalmente senhas, tampouco clicar em links enviados pelo atendente”, disse Muniz.
Em caso de suspeita de fraude na conta, a orientação é entrar em contato com o banco pelo aplicativo oficial ou pessoalmente nas agências físicas, sempre que houver essa possibilidade.
O Procon atende presencialmente, mediante agendamento que pode ser feito pelo site da Prefeitura de Mogi, pelo Procon Online, ou pelo número 151.
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