A direção do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) se reuniu, nesta quinta-feira (8), com o secretário de Estado de Segurança Pública, General João Camilo Pires Campos, para solicitar apoio aos municípios. Na ocasião, a prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale e o prefeito de Santa Isabel, Carlos Chinchilla, representaram o Conselho de Prefeitos.
Entre as demandas levantadas pela Câmara Técnica de Segurança do Condemat e apresentadas ao secretário de Estado está o apoio na ampliação do Sistema Detecta na região, assim como o possível compartilhamento dos alarmes do Sistema que tocam para a Polícia Militar e Civil para as centrais de monitoramento.
O grupo solicitou também a atualização do acervo de endereços do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) e do Centro de Operações de Bombeiros (COBOM), que têm o serviço de chamadas de ocorrência centralizados na Capital.
De acordo com a prefeita Priscila, são demandas importantes que vão auxiliar os municípios no combate à violência e criminalidade. “A tecnologia é uma importante aliada no trabalho de segurança pública. Com o Estado e municípios atuando com sinergia e compartilhando informações importantes, os resultados serão muito melhores, garantindo maior agilidade no atendimento às ocorrências, e consequentemente, mais segurança à população”, disse ela.
O prefeito de Santa Isabel, Carlos Chinchilla, reforçou o pedido. “Esta integração auxilia em muitas frentes. Hoje pudemos falar de Operação Delegada, de monitoramento e da importância da atualização dos cadastros de endereços. Mas, principalmente, apresentar nosso consórcio e ser ouvidos pelo secretário”, afirmou.
Também participaram da reunião o Secretário Executivo da Polícia Militar do Estado, Coronel Álvaro Camilo; o vice-prefeito de Guararema, Odvane Rodrigues da Silva; o secretário executivo do Condemat, Adriano Leite; os secretários municipais de Segurança Pública de Arujá, Washington Luís Beolchi Adami; Itaquaquecetuba, Anderson Caldeira Lima; Guararema, Edson Roberto Pinto de Moraes, respectivamente coordenadores titular e adjunto da Câmara Técnica de Segurança; de Mogi das Cruzes, André Ikari; de Poá, Marlene de Sant’Anna e Suzano, Elias Marques; o secretário de Segurança Urbana de Ferraz de Vasconcelos, Renato Gomes da Silva; o secretário-adjunto de Segurança Pública de Mogi das Cruzes, Alexandre Soares Ribeiro; o diretor de Trânsito e Transporte de Biritiba Mirim, Fábio Rogério Barbosa, e o coordenador da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, Lenivaldo de Oliveira Castro.