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A Prefeitura de Mogi das Cruzes disponibilizou um novo aplicativo gratuito, chamado ‘Mogi Iluminada‘, para que os cidadãos possam fazer pedidos de manutenção de luminárias pelo celular. As solicitações abertas serão direcionadas para a empresa responsável pela manutenção da rede de iluminação.
A secretária-adjunta de Infraestrutura Urbana, Leila Alcântara Galvão, afirmou que é importante que as pessoas façam o registro das demandas: “A cidade é grande e a participação das pessoas agiliza o andamento dos serviços. Sempre que o cidadão observar uma lâmpada queimada, é importante fazer o pedido de reparo, seja pelo aplicativo ou pela Ouvidoria”. A Ouvidoria atende pelo telefone 156 (opção 5).
A secretária-adjunta lembra que, pela legislação atual, o município é responsável pela manutenção de luminárias e dos braços de sustentação. Já o fornecimento de energia é feito pela concessionária do setor, no caso a EDP. “Quando algum componente é danificado, como um transformador, por exemplo, a EDP é acionada para providenciar a manutenção”, explica.
No ano passado, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou uma licitação pública para a contratação da nova empresa responsável pela manutenção do sistema de iluminação pública da cidade. O processo foi concluído e o contrato com a empresa vencedora foi assinado no dia 16 de novembro de 2021.
A ganhadora do certame foi a RM Empreendimentos Eireli, cujo valor global anual é de R$ 6.030.554,98. O contrato prevê, além das trocas de lâmpadas, ações como expansão da rede de iluminação, reposição de cabos e outros componentes em casos de furtos.
Segundo Leila Alcântara, durante o verão, com a maior incidência de chuvas, aumenta o volume de pedidos de substituição de luminárias, o que pode causar atrasos pontuais nos reparos, uma vez que a chuva dificulta as ações de manutenção por conta da segurança. “Devido a este aumento de demanda, desde janeiro a empresa dobrou o número de equipes, passando de quatro para oito”, disse ela.
A rede de iluminação de Mogi das Cruzes possui 45 mil pontos. Em janeiro, segundo a secretária-adjunta, foram atendidas 1,6 mil solicitações.
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