A Prefeitura de Suzano inaugurou, no sábado (18), a UPA André de Abreu do Jardim Revista, primeira Unidade de Pronto Atendimento do municipio.
O equipamento, que já começou a atender no domingo (19), está localizado na rua Guarani, nº 200, com funcionamento 24 horas. A expectativa da administração municipal é de cerca de 11 mil atendimentos mensais, beneficiando 110 mil moradores da região norte. O investimento na unidade foi de R$ 2,1 milhões.
Com 1,5 mil metros quadrados, a UPA de Suzano conta com instalações voltadas ao atendimento de baixa e de média complexidades. O espaço conta com recepção, sala de triagem, sala de medicação, sala de inalação e uma Farmácia Satélite, voltada ao abastecimento dos postos de saúde da região norte.
Ao todo, são 23 leitos e 12 médicos em revezamento 24 horas nas áreas de clínica médica, pediatria e ortopedia. Os profissionais deverão atuar de maneira ininterrupta, sendo quatro pediatras (dois durante o dia e dois à noite), cinco emergencistas (três no período diurno dia e dois à noite), dois ortopedistas (um de dia e um de noite) e um médico horizontal.
A previsão da Prefeitura é de que pelo menos 230 colaboradores do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Organização Social (OS) responsável pela gestão do local, contribuam com a operação do equipamento, envolvendo a área médica e de enfermagem, administrativo, limpeza, radiologia, farmácia, bioquímica, controle de acesso e serviços gerais.
Na ocasião de inauguração da UPA de Suzano, o prefeito Rodrigo Ashiuchi agradeceu a todos que participaram da viabilização do equipamento. “A concretização da UPA é fruto de uma parceria com todos que estão aqui. Se não fossem os vereadores, desta e da última legislatura, com as emendas, e o apoio dos deputados, secretários municipais e da população, que sempre confiou no nosso trabalho, isso não seria possível”, disse ele.
“Saímos de uma obra vandalizada para uma UPA moderna e equipada. Esse empreendimento tem um representante legal, que é o deputado Marcio Alvino. Ele nos ajudou a credenciar a obra junto ao governo federal e a retomar esse projeto tão importante que vem para salvar vidas”, acrescentou o secretário municipal de saúde, Pedro Ishi.
A primeira UPA de Suzano leva o nome de André de Abreu, tradicional comerciante da região norte, pai do vereador André Marcos de Abreu, o Pacola, e de outros dez filhos. A família também esteve representada pela esposa Conceição Rodrigues de Abreu; pelas filhas Simone Cristina de Abreu Bove, Marlene da Conceição Abreu e Fátima Aparecida de Abreu, além do genro Cosme dos Santos Souza.
Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: