Foi entregue pela Prefeitura, na noite desta quarta-feira (18), o Mercado Municipal de Suzano, localizado entre as ruas Konoe Endo e Nove de Julho, no Jardim Japão, bairro da região central.
A partir de agora, os permissionários que serão responsáveis pelo comércio especializado de comidas e bebidas terão pouco mais de 20 dias para organizar os boxes, de forma que o espaço possa estar pronto para ser aberto ao público em 15 de janeiro de 2025.
Até o momento, já foram definidos 12 dos 21 boxes disponíveis no local, que farão uma integração com o conjunto de opções oferecidas no Largo da Feira. O objetivo, segundo a Prefeitura de Suzano, é fazer deste polo o destino recomendado para compra de produtos específicos relacionados à gastronomia, incluindo itens gourmets e da culinária internacional.
Conforme chamamento público realizado em outubro, destinado ao credenciamento das empresas interessadas, ficou determinado que seriam selecionadas as propostas que atendessem melhor aos critérios exigidos, que incluíam o plano de negócio, o projeto arquitetônico e a capacidade técnica. A partir dos envelopes recebidos, foi definida a seguinte disposição do centro de compras: box 1 – açaí, sorvetes e doces; box 5 – café e paẽs artesanais; box 8 – pastel e salgados; box 9 – lanches shawarma (sanduíche árabe com carne, alface e tomate); box 10 – milk shake, donuts e salgados; boxes 11 e 12 – temperos, ervas e adega; box 13 – empório (oferta de produtos gourmets, secos e molhados); box 14 – institucional; boxes 16 e 18 – hortifruti; e box 20 – empório e massas. Nos boxes, além dos produtos já definidos, ainda deverão ser oferecidas opções de grãos, especiarias, cervejas, comida oriental e mercearia. Estas atrações estarão reunidas em um único espaço, coberto e com 771,85 metros quadrados (m²)
O processo administrativo e o projeto arquitetônico para instalação do centro de compras foram elaborados e concluídos no primeiro semestre de 2023. As obras foram iniciadas em dezembro do mesmo ano e ficaram sob responsabilidade da empresa JB Serviços Gerais Ltda., a partir de um investimento de R$ 457.818,52 da prefeitura, com recursos próprios.
A solenidade de inauguração reuniu centenas de pessoas e foi marcada pela assinatura do termo que oficializa a entrega do novo equipamento à Associação dos Permissionários do Mercado Municipal de Suzano pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, André Loducca, e pelo presidente da entidade dos comerciantes, Roberto Tavares. A cerimônia ainda contou com homenagens (in memoriam) aos empresários João Braghiroli e Marco Antônio Loducca.
“É muito comum as cidades do interior terem o Mercado Municipal como ponto de referência, e espero que em Suzano não seja diferente. Que possa trazer orgulho e muito desenvolvimento. Por isso, agradeço a todos os comerciantes que apostam e acreditam no nosso município. Dia 15 de janeiro teremos uma grande festa, para desfrutarmos de tudo que será oferecido aqui”, disse o prefeito Rodrigo Ashiuchi.
A partir de 15 de janeiro, o Mercado Municipal funcionará diariamente, exceto às segundas-feiras: terça, das 9 às 18 horas; quarta, das 9 às 21 horas (período de funcionamento estendido em razão da Feira Noturna ao lado neste dia); quinta e sexta, das 9 às 18 horas; sábado, das 9 às 16 horas; e domingo, das 9 às 13 horas.