Categorias
ALTO TIETÊ

Prefeitura de Suzano cadastra animais domésticos para castração gratuita



A Prefeitura de Suzano está com cadastro aberto para futuros mutirões de castração gratuita e microchipagem de animais domésticos. A ação é parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde.



O último mutirão foi realizado na quarta-feira passada (26) e, segundo a administração municipal, beneficiou mais de cem animais cadastrados. A iniciativa aconteceu na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, na região central da cidade, local que já havia recebido a primeira edição do mutirão deste ano, em fevereiro.



Na ocasião, os animais passaram por cadastro, foram encaminhados para pesagem e depois receberam o atendimento da equipe de médicos veterinários, que realizaram os procedimentos de castração. Depois do acompanhamento pós cirurgia, os profissionais orientaram cada um dos tutores a respeito dos cuidados necessários com os pontos e demais medidas para preservar a saúde dos cães e gatos.



Além da operação, também foram implantados microchips nos cães e gatos, uma medida feita para garantir que os responsáveis pelo animal o encontrem caso ele se perca ou fuja. De acordo com a Prefeitura de Suzano, com isso, é possível manter um monitoramento constantemente de sua localização. “Caso um veterinário, um clínico de abrigo de animais ou alguém que tenha o leitor adequado o recolha, essa pessoa ainda pode entrar em contato com o tutor por telefone, pois o número fica registrado no item subcutâneo”, diz a administração municipal.



De acordo com o chefe da pasta de Meio Ambiente, André Chiang, desde 2017, ano que se iniciou a campanha da prefeitura, mais de 4 mil animais receberam castração gratuita. Ele afirmou que os mutirões são realizados ao longo de todo o ano por diversos pontos da cidade, de forma a contemplar todas as regiões e a expectativa é que mais duas ações de castração sejam realizadas em junho, visando atender o restante da população animal que aguarda o benefício gratuito.

O cadastro para participar das próximas edições do mutirão pode ser feito por meio do telefone (11) 4745-2055. Segundo a Prefeitura, após esta etapa, as equipes realizarão a chamada quando houver uma próxima ação, de acordo com o agendamento e o nível de urgência dos pedidos. Na última edição, foi priorizado o atendimento às Organizações Não Governamentais (ONGs) e os protetores de animais da cidade.

O procedimento de castração gratuita é parte das políticas públicas de posse responsável e atua como um instrumento de controle populacional de animais domésticos na cidade. Com isso, a administração municipal busca inibir a procriação indesejada e prevenir que filhotes sejam abandonados nas ruas, onde ficam expostos a condições sanitárias adversas e vulneráveis a acidentes e maus tratos.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: