O secretário de Agricultura de Abastecimento de Mogi das Cruzes, Renato Abdo, esteve, esta semana, com o secretário executivo de Agricultura do Estado, Edson Fernandes, para solicitar auxílio emergencial para os produtores rurais afetados pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias.
De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, nos casos mais graves, ao menos 50 famílias residentes na região do Conjunto Santo Angelo e Jundiapeba tiveram prejuízos – 40% perdeu toda a produção e 60% teve ao menos metade da produção de hortaliças afetada pelas tempestades.
Abdo apresentou o cenário à secretaria estadual e solicitou a abertura de crédito emergencial do Feap (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista), no valor de R$ 20 mil para as famílias afetadas, além de prorrogação do pagamento dos financiamentos rurais existentes.
“Toda a renda destas famílias para o mês de fevereiro foi perdida. Agora precisarão investir novamente para superar o prejuízo. Neste momento o auxílio do Governo Estadual é fundamental para garantir o reequilíbrio econômico do setor”, afirmou o secretário municipal.
O secretário executivo garantiu que está à disposição da cidade para auxiliar com as ações e programas vigentes, contribuindo para a expansão das produções e suporte no reequilíbrio financeiro , em especial no setor de hortaliças, folhosas e maçarias. “Conheço de perto a produção de Mogi e estamos ao lado das cidades afetadas pelas chuvas, ao lado da Prefeitura e dos produtores. Queremos, além disso, contribuir para avançar na produção de itens que marcam a região, como os cogumelos”, adiantou.