A Prefeitura de Mogi das Cruzes protocolou na Câmara Municipal, na última semana, um Projeto de Lei (101/2023) que cria 148 novas vagas para a Guarda Civil Municipal (GCM).
Antes de ir para votação, o projeto passará por análise das comissões permanentes de Transporte e Segurança Pública, de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento.
“Cada vez mais a população cobra o município por mais investimentos em segurança pública. Segurança é dever do Governo do Estado, mas faltam braços para o governador. Nesse contexto, não dá para ficar esperando só o que virá do âmbito estadual”, disse o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha.
O secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, explicou mais detalhes sobre ampliação do efetivo da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes. “Estão sendo criados 148 cargos para a Guarda. Porém, temos outras 17 vagas abertas. Então, no total, são 165 vagas a serem preenchidas. As 148 são novas vagas e as 17 são de reposição do quadro: pessoal que se aposenta, pedidos de exoneração, morte, enfim”, disse.
Segundo Toriel, com a aprovação das novas vagas na Câmara, o efetivo da GCM será de 421 profissionais. “A intenção é nomear 147 aprovados do último concurso. Assim que as vagas forem preenchidas, abriremos outro concurso para ocupar as que sobrarem. Estamos planejando um novo concurso para essas 17 vagas, mas já criando outros cargos para futuras ampliações. Contando com o curso de formação, pretendemos que eles estejam na rua até o final deste ano”, finalizou o secretário.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: