Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi libera atuação de empreendedores de rua do ramo alimentício



A Prefeitura de Mogi das Cruzes liberou, a partir desta sexta-feira (24), a atuação de empreendedores de rua devidamente legalizados que atuam com a venda de gêneros alimentícios em geral. O funcionamento deverá obedecer às normas de prevenção à pandemia de Covid-19 e atender apenas entregas ou retiradas no local.



Segundo a administração municipal, os empreendedores de rua deverão adotar as medidas de proteção contra o coronavírus determinadas pelas autoridades sanitárias, com utilização de máscaras de proteção, disponibilização de álcool em gel e distanciamento entre os funcionários e consumidores.



A Prefeitura informa que a Secretaria Municipal de Segurança está orientando os profissionais quanto às providências que devem ser adotadas para a volta ao trabalho. O sistema será semelhante ao adotado em outros estabelecimentos do ramo alimentício, ou seja, por delivery ou drive-thru.



Desde o dia 24 de março, todos os 645 municípios do Estado de São Paulo estão em quarentena. A medida, que inicialmente tinha validade de 15 dias e foi prorrogada até o dia 10 de maio, impõe o fechamento de estabelecimentos comerciais que não estejam entre os serviços essenciais, como alimentação, saúde, abastecimento, limpeza urbana, segurança pública e bancos, entre outros.



Na última quarta-feira (22), o governador João Doria anunciou que o Governo do Estado prepara a reabertura gradual da economia a partir de 11 de maio. De acordo com ele, as medidas serão analisadas de acordo com a situação verificada em cada região do estado, de acordo com a situação da pandemia, a ocupação de leitos hospitalares e a capacidade do sistema de saúde.

Feiras livres

Em uma transmissão ao vivo realizada na noite da última quarta-feira (23), o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, anunciou também a autorização para o funcionamento de todos os setores das feiras livres e a retomada das feiras aos domingos, seguindo as restrições para evitar a disseminação do coronavírus. As feiras noturnas continuam suspensas.

De acordo com Melo, poderão ser retomados os setores de armarinho, ferramentaria, roupas e alimentação pronta, que não poderá ser consumida na feira.

“Estamos retomando a partir desta quinta-feira as outras atividades das feiras livres de terça a sábado e as feiras livres de domingo. A Secretaria de Agricultura continuará fazendo o acompanhamento e as orientações continuam as mesmas que adotamos com a abertura parcial na semana passada, como o uso de álcool em gel, distanciamento entre os clientes e as barracas, uso de máscara e evitar aglomerações”, disse o prefeito, acrescentando que os feirantes receberam um termo de responsabilidade com as medidas a serem seguidas.

Segundo as orientações da Prefeitura, as feiras terão um número menor de barracas e o espaçamento entre elas deverá ser de no mínimo 1 metro. O atendimento deverá obedecer a distância de 1 metro entre o cliente e a barraca. Será disponibilizado álcool em gel e os feirantes usarão máscaras. Os clientes não poderão tocar nas mercadorias, que serão colocadas nas sacolas pelos feirantes.

A Secretaria de Agricultura também dá orientações para os frequentadores das feiras. O pedido é para que vá até a feira apenas uma pessoa por residência e que a compra seja feita de maneira rápida. Para agilizar as compras, a recomendação é de que seja feita um a lista antes e na feira não sejam mantidas conversas longas. Nas barracas de alimentos prontos, como o pastel, o alimento não será consumido no local, só estará disponível para a retirada.

“Tivemos uma experiência bastante positiva com a reabertura parcial na partir do dia 7 deste mês, em que todos os feirantes cumpriram os termos de responsabilidade.  Vamos continuar a fazer este monitoramento para que as feiras continuem abastecendo a população dentro deste protocolo de ações, assegurando o cumprimento das medidas para preservar a saúde dos feirantes e da população que frequenta as feiras”, avaliou o titular da Pasta, Renato Abdo, que recentemente foi diagnosticado com o novo coronavírus.

Confira a programação das feiras:

Terças-feiras, das 7h às 12h30
Jardim Camila – Rua Jorge Salvarani (Feira)
Vila Industrial – Rua Professora Ana Maria Bernardes (Feira)
Vila da Prata – Rua 7 de Setembro (Varejão)

Quarta-feira, das 7h às 12h30
César de Souza – Rua João Paulo I (Feira)
Conjunto do Bosque – Rua Fernando Namura (Feira)
Vila Natal – Rua José de Moura Resende (Feira)
Jundiapeba – Pátio José Manoel da Nóbrega (Varejão)

Quinta-feira, das 7h às 12h30
Vila Jundiaí – Rua Capitão Amado (Feira)
Mogi Moderno – Rua Pedro Machado (Feira)

Sexta-feira, das 7h às 12h30
Alto do Ipiranga – Avenida Maria Osório do Valle (Feira)
Alto São João – Avenida Manoel Pinto de Almeida (Feira)
Brás Cubas – Rua Gutherman, no Pátio de Brás Cubas (Varejão)

Sábado, das 7h às 12h30
Jardim Esperança – Rua Francisco Assis de Nazaré (Feira)
Jardim Maricá – Rua Ezelino da Cunha Glória (Feira)
Shangai – Centro Cívico (Feira)
Vila Nova Cintra – Rua José Benedito Medeiros de Aguiar (Feira)
Jardim Ivete – Rua João Geanete (Varejão)
Oropó – Rua Manoel Lino da Silva (Varejão)

Domingo, das 6h às 13h30
Brás Cubas – Rua Gutherman, no Pátio de Brás Cubas (Feira)
Jundiapeba – Pátio José Manoel da Nóbrega (Feira)
Vila Nova Aparecida – Avenida Nilo Marcato (Feira)
Mogilar – Av Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550 (Varejão)

Domingo, das 7h às 12h30
Taiaçupeba – Rua 6 de junho (Varejão)

O que abre e o que fecha em Mogi

  • Comércio: Todas as lojas com atendimento presencial devem continuar fechadas. No entanto, os estabelecimentos podem atender por aplicativos ou por serviços online.
  • Alimentação: Bares, restaurantes, cafés e lanchonetes devem fechar, podendo atender somente por delivery ou drive-thru. Supermercados, hipermercados, açougues e padarias podem funcionar, mas não é permitido o consumo dentro do estabelecimento durante a quarentena.
    Empreendedores de rua devidamente legalizados que atuam com a venda de gêneros alimentícios em geral podem atuar obedecendo às normas de prevenção à pandemia de Covid-19, bem como ser feito para entregas ou retirada no local.
  • Abastecimento: Transportadoras, armazéns, transporte público, táxis, aplicativos de transporte, serviços de call center e bancas de jornais podem atuar normalmente.
  • Pet shops: Podem comercializar alimentos e medicamentos veterinários, já que são essenciais para a saúde dos animais.
  • Serviços de saúde: Hospitais, clínicas – inclusive as odontológicas – e farmácias podem continuar funcionando.
  • Indústria: Continuam operando normalmente e devem seguir as recomendações para adequar os estabelecimentos às orientações dos órgãos competentes.
  • Construção civil: O setor e as lojas de materiais de construção devem continuar operando com os devidos cuidados sanitários para proteger e amparar funcionários.
  • Assistências técnicas: Os estabelecimentos comerciais de assistência técnica de produtos eletroeletrônicos podem funcionar.
  • Borracharias e oficinas mecânicas: Devem continuar funcionando para que veículos de transporte, como ambulância e carros de polícia tenham suporte.
  • Postos de combustível: Funcionam normalmente e podem vender produtos elaborados ou não perecíveis, sem consumo no local.
  • Óticas: As óticas podem funcionar respeitando as restrições sobre aglomeração de pessoas e obedecendo as recomendações sanitárias
  • Serviços de beleza: Cabeleiros, barbeiros, manicures e pedicures podem prestar atendimento apenas nas casas dos clientes, desde que usem equipamentos de proteção, como luvas e máscaras, e não apresentem sintomas de gripe.
  • Podem oferecer serviços: Empresas de segurança privada, empresas de limpeza, manutenção e zeladoria, bancos, lotéricas e hotéis

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: