Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi iniciará ‘Operação Inverno’, voltada a pessoas em situação de rua



A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que a Secretaria Municipal de Assistência Social dará início, na próxima segunda-feira (17), à Operação Inverno, uma força-tarefa que amplia o atendimento a pessoas em situação de rua em função das necessidades trazidas pelas baixas temperaturas.



Segundo a administração municipal, além da abertura de 30 vagas em unidade de acolhimento reservadas para essa finalidade, as equipes de abordagem atuarão diariamente com horário estendido e oferta de cobertores para aqueles que não aderirem ao acolhimento institucional. 



A Prefeitura explicou que as equipes de abordagem, que atuam diariamente até as 20h, estenderão por duas horas o expediente, passando a trabalhar até as 22h. Após esse horário, as demandas podem ser atendidas pela Guarda Municipal.



As vagas destinadas a atender a demanda aumentada do período de frio serão todas alocadas no SAC (Serviço de Acolhimento Complementar), uma vez que as unidades de acolhimento convencional seguem operando com foco no contexto pandêmico, disponibilizando inclusive quartos de isolamento para pessoas que testam positivo. O SAC atualmente funciona na Vila São Francisco. 



Durante as abordagens, os agentes sociais tentam conscientizar as pessoas a saírem da rua e oferecem atendimento e acolhimento nas unidades que prestam esse serviço, afirma a administração municipal, lembrando ainda que os trabalhos de abordagem não podem ter caráter coercitivo e/ou compulsório. Assim, a adesão aos serviços ofertados deve ocorrer de forma espontânea por parte das pessoas que se encontram em situação de rua.

De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, para aqueles que não aderirem ao acolhimento, haverá a oferta de cobertores, além dos kits de higiene, que já vinham sendo distribuídos em função da pandemia.

A Operação Inverno deve se estender até o dia 31 de agosto e pode ser prorrogada, a depender das temperaturas.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: