Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi inicia projeto piloto no transporte público no próximo domingo



No próximo domingo (3) terá início o projeto piloto da Prefeitura Municipal para o transporte público em Mogi das Cruzes. As primeiras regiões atendidas pelo projeto serão Biritiba Ussú e Cocuera.



Na prática, as linhas C404 (Conjunto Residencial Toyama) e C405 (Conjunto Residencial Cocuera) deixarão de ter ponto final no Terminal Central e passarão para o Terminal Estudantes. Já as linhas E392 (Manoel Ferreira) e E393 (Biritiba Ussú via Boa Vista) passarão do Terminal Estudantes para o Terminal Central.



A estimativa da administração municipal é que os ajustes tornem as viagens entre 15 e 19 minutos mais rápidas em cada sentido – do centro para o bairro e vice-versa. Com isso, seria possível a ampliação no atendimento nas duas regiões. 



As mudanças fazem parte das ações de implantação do Pronto!, novo sistema de cartão anunciado pela Prefeitura. A principal novidade é a diminuição de circulação dos ônibus na região central de Mogi das Cruzes, com as linhas passando a ter ponto final nos terminais mais próximos de suas regiões. Segundo a administração municipal, esta medida garante viagens mais rápidas, uma vez que não haverá a interferência do trânsito pesado do Centro nos trajetos, e a possibilidade da criação de mais horários para o atendimento nos bairros.



Para ligar os dois terminais e atender a região central, estão sendo criadas três linhas circulares e uma linha expressa, que farão a integração gratuita com as demais linhas do sistema de transporte, com a utilização do Cartão Pronto!. A Linha Expressa terá identificação laranja e vai unir os dois terminais sem paradas no caminho, no mesmo modelo do metrô. A previsão é que esta linha tenha intervalos de cinco minutos entre os ônibus.

Já o Circular Saúde terá cor azul e passará pelos principais locais de atendimento médico de Mogi das Cruzes, como o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, o Pró-Mulher, o Pró-Criança, entre outros. Por fim, o Circular Centro e o Circular Centro via Rua Ipiranga vão atender os pontos na Região Central e deverão ser usados pelos passageiros que têm interesse em desembarcar entre os Terminais Central e Estudantes.

Novos ônibus

Em cerimônia realizada na Avenida Cívica, na última segunda-feira (28), foram entregues 34 novos ônibus, que substituirão veículos mais antigos. Também foram apresentados os veículos que farão as linhas Circular Expresso, que tem a cor laranja, e Circular Saúde, com destaque na cor azul.

Segundo a administração municipal, até o final de abril, mais 34 ônibus serão apresentados para completar a renovação da frota do transporte coletivo.

Todos os novos ônibus possuem sinal de wi-fi, tomadas para entrada de cabo USB nas poltronas, banco para obesos e para idosos, além de espaços para cadeirantes e cão guia.

“Estamos entregando 34 novos ônibus e lançando o sistema Pronto!, que tem novidades. Teremos dois novos modelos de ônibus, o laranja, que fará a linha expressa entre os terminais, e o azul, que fará o atendimento dos locais de atendimento de saúde. E no próximo domingo, dia 3, começa o projeto piloto em Biritiba Ussú e no Cocuera”, anunciou Caio Cunha, que estava acompanhado pelos vereadores Carlos Lucarefski e Edson Alexandre Pereira, o Edinho do Salão.

Foto: Pedro Chavedar/PMMC

Cartão Pronto!

O prefeito também apresentou o Cartão Pronto!, que passará a ser utilizado no novo sistema de transporte coletivo e fará parte da nova integração que será implantada pela Prefeitura.

“Os passageiros vão poder fazer a integração gratuita com qualquer linha da cidade, no prazo de 1h30min. Será uma integração total. Isso não acontecia porque hoje os passageiros só podem integrar com linhas de outras regiões da cidade”, disse Caio Cunha.

A princípio, a nova integração será válida para as linhas das regiões participantes do projeto piloto, mas será ampliada gradativamente para outras regiões da cidade. O novo cartão está à disposição dos passageiros nos pontos de venda da Mogi Passes nos terminais e em quiosques montados pela empresa.

Pedro Chavedar/PMMC

Clique aqui e confira as últimas notícias de Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP