Categorias
CULTURA

Eventos no Mogi Shopping vão celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo



Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em 2 de abril, o Mogi Shopping preparou uma programação especial de eventos para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).



Neste sábado (2), as crianças com TEA poderão conferir uma sessão exclusiva da Vila da Galinha Pintadinha. O espaço será aberto em horário especial, das 9h às 12h, e terá capacidade para atender 20 crianças a cada 30 minutos. Neste dia, a contribuição da entrada social para o simulador de voo será opcional.



A Vila da Galinha é um espaço de entretenimento aberto ao público e fica na Praça de Eventos Santander. Ela funciona todos os dias, das 12h às 20h, e apenas o simulador de voo tem entrada social de 100 gramas de chocolate – as doações serão destinadas a entidades para realização de ações da Pascoa. 



Para participar é necessário fazer a inscrição, pelo e-mail sac@mogishopping.com.br ou ligar para (11) 4798-8800, telefone do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Será preciso informar o nome da criança e do acompanhante responsável. As monitoras do evento farão o controle pela lista de inscritos. As inscrições vão até sexta (1), às 20h.



No domingo (10), as pessoas com TEA, familiares e amigos poderão conferir uma sessão exclusiva do filme Sonic, no complexo da Rede Cinemark do Mogi Shopping, o filme será exibido às 11h.

Exposição fotográfica

Em parceria com a Comissão dos Direitos dos Autistas da OAB de Mogi das Cruzes, o Mogi Shopping irá realizar a exposição fotográfica “Além do Espectro – Um olhar humanizado das diferenças que nos fazem únicos”. Assinada pela fotógrafa Rita Bonanata, a mostra poderá ser visitada em curta temporada até 15 de abril, com entrada gratuita, perto da loja O Boticário.

Registros de cenas do cotidiano de pessoas com TEA farão um convite à reflexão sobre o combate ao preconceito e promoção da inclusão, além de orientar e acolher as famílias que necessitam de uma rede de apoio especializada.

A presidente da Comissão de Defesa dos Autistas, da OAB de Mogi das Cruzes, Fabíola Prince Arias, falou sobre a parceria com o Mogi Shopping: “A ideia é transportar as cenas do cotidiano para um espaço de grande circulação e que nós sabemos que realiza diversas ações idôneas, ao longo do ano. Além do mais, o shopping é um dos passeios preferidos por muitas famílias e, desta forma, a gente vai acabar impactando pessoas de diferentes idades. Essa integração é fundamental para o despertar da consciência de um futuro mais preparado”.

Os registros atuais foram feitos em momentos de intimidade e desenvoltura de pessoas com TEA pela Rita Bonanata, fotógrafa convidada pela OAB de Mogi das Cruzes. “Recebi o convite com muita alegria e celebrei a oportunidade de viver esses encontros fazendo registros espontâneos em situações cotidianas, como aulas de música, terapias, passeio no parque, no Centro Municipal de Paradesporto e no próprio shopping”, disse ela.

Segundo o Center of Diseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, no Brasil ainda não há registros oficiais, mas estima-se que uma em cada 44 crianças é diagnosticada cada com autismo. “Os dados são alarmantes, é preciso mudar a concepção de que os autistas vivem no mundo deles. Eles estão aqui, neste mundo, no mesmo que vivemos. A mensagem é que a sociedade abrace e acolha os autistas e entenda que a inclusão é um dever de todos e que lugar de autistas é em todo lugar”, completa Fabíola.

Com 850 mil inscritos no YouTube, no canal Geração Power Up, Luiz Henrique Prado Ribeiro, gamer de 21 anos, está entre os personagens da vida real que foram clicados pelas lentes de Bonanata. 
“Foi muito importante participar, principalmente para inspirar os autistas e mostrar que todos nós podemos viver em sociedade, ter uma vida comum, trabalhar. Eu, por exemplo, trabalho no canal junto com o meu irmão, e fazemos isso da nossa casa. É importante para nós e para que todos conheçam quem somos e o que fazemos”, conta.

Além do youtuber, os painéis também vão revelar momentos do time de basquete paraolímpico de Mogi das Cruzes, crianças, adolescentes e adultos com TEA. Os personagens da vida real vão prestigiar a exposição no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, sábado, 2 de abril, a partir das 10h.

O Mogi Shopping fica na Avenida Ver. Narciso Yague Guimarães, 1.001. O telefone para mais informações é o (11) 4798-8800.

Clique aqui e confira mais notícias de Mogi das Cruzes

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: