Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi e Bombeiros realizam limpeza superficial do Rio Tietê

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Mogi das Cruzes, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou nesta sexta-feira (12) trabalhos de limpeza superficial no rio Tietê. Os serviços foram possibilitados a partir de autorização concedida pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).


Segundo a administração municipal, a operação resultou na retirada de 10 toneladas de material que estava acumulado sobre o leito do rio, na altura do Parque Centenário.

Em função das características do local, que é uma área de várzea, a limpeza foi feita de forma manual, com embarcações cedidas pelo Corpo de Bombeiros e uma equipe de aproximadamente 15 pessoas, entre membros da corporação e funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos.

Leia também:  Prefeita de Mogi, Mara Bertaiolli recebe jornalistas em seu gabinete improvisado

De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, para possibilitar os trabalhos, a equipe depositou sobre o leito do rio uma rede de contenção, para evitar que os resíduos se desprendessem e se movimentassem para outra localidade. Na sequência, teve início a coleta manual dos resíduos, com o uso de tarrafas e equipamentos de proteção individual, uma vez que trata-se de material potencialmente contaminado.


“Esse tipo de situação nos faz lembrar da importância da educação ambiental. Precisamos reforçar o pedido à população para que não só abandone essa prática, como também denuncie sempre que flagrar alguém fazendo descarte irregular”, disse a secretária municipal de Serviços Urbanos, Camila Souza.

Leia também:  Mutirão de limpeza pública vai atender cemitérios de Mogi das Cruzes neste sábado

O ato de depositar, distribuir ou lançar lixo ou entulho em vias públicas, passeios, logradouros em geral, canteiros, qualquer área pública ou terrenos não edificados de propriedade pública ou privada, leitos de córregos, ribeirões e outros cursos d´água naturais está previsto na Lei Municipal 4.630/1997 e alterações. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153. 

Compartilhe essa notícia: