Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi diz que já notificou 117 estabelecimentos sobre uso de máscaras



A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou, na tarde desta terça-feira (12), que já notificou 117 estabelecimentos comerciais da cidade sobre a obrigatoriedade de utilização de máscaras de proteção facial, estabelecidas pelo decreto estadual 64.959/2020 e pelo decreto municipal 19.230/2020.



O trabalho de orientação sobre a medida e verificação do cumprimento está sendo feito pelo Departamento de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Segurança, e pelo Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde.



A determinação passou a valer para todo o estado de São Paulo na última quinta-feira (7) como uma medida de prevenção à pandemia de Covid-19 e de evitar a disseminação do novo coronavírus.



Segundo a administração municipal, nos primeiros dias, a prioridade é a orientação da população e dos estabelecimentos comerciais. Sendo assim, funcionários do Departamento de Fiscalização de Posturas e da Vigilância Sanitária estão percorrendo os estabelecimentos comerciais que estão autorizados a funcionar durante da quarentena para fazer a notificação prévia sobre a determinação.



Após esta primeira notificação, caso sejam flagradas pessoas sem máscaras, os estabelecimentos estão sujeitos a penalização que começam com advertência e podem se transformar em multas, com valores que variam entre R$ 305,59 e R$ 307.569,36. A definição da penalidade será feita de acordo com cada situação, que poderá ser caracterizada como leve, moderada ou grave.

Além da verificação sobre a obrigatoriedade de utilização de máscaras, a Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que também segue realizando a fiscalização sobre o cumprimento das restrições de isolamento social determinadas para o combate à pandemia. Ou seja, dentro do trabalho de notificação prévia sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, se forem verificados estabelecimentos funcionando sem autorização, as atividades serão paralisadas.

A população também pode colaborar com o trabalho de fiscalização realizado pela Prefeitura com denúncias que podem ser feitas pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: