Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, dá início, às 11h desta sexta-feira (16), ao uso de drones para aplicação de tratamento químico em grandes reservatórios de água e em locais de difícil acesso, como parte das ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.
A primeira operação ocorrerá na Vila Suíssa, na esquina entre as ruas Pedro Genovês e José Veríssimo, e contará com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, do vice-prefeito Téo Cusatis, além de profissionais e especialistas da Secretaria de Saúde.
“Será realizada uma ação inovadora no município para impulsionar o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti no período de baixas temperaturas, prevenindo grandes infestações no futuro”, disse a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
A proposta é intensificar o controle das larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, informou a Prefeitura, acrescentando que a ação é estratégica e visa reduzir os índices de infestação, principalmente nas regiões com maior registro dessas doenças.
“O uso de drones permite a aplicação precisa de larvicidas em regiões extensas e perigosas, agilizando o processo e garantindo maior eficácia no combate ao mosquito”, explicou Jefferson Renan de Araújo Leite, diretor do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde.
Após a Vila Suíssa, a operação deverá ser estendida a outros bairros da cidade, como Mogi Moderno, Vila Cintra e Vila Oliveira.
Dengue em Mogi
Dados divulgados pela administração municipal apontam que, até o momento, Mogi das Cruzes contabiliza 182 casos confirmados de dengue em 2025, sem registro de óbitos.
A imunização contra a doença segue em andamento e está disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A vacinação pode ser realizada em qualquer unidade básica de saúde ou posto do Programa Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, ou até 18h30 em unidades com horário estendido.