Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi das Cruzes entrega nova UPA 24 horas em Jundiapeba



O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, entregou, na manhã deste sábado (27), as instalações da nova UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento) em Jundiapeba.



Segundo a administração municipal, o novo equipamento, que está localizado na rua Francisco Soares Marialva, esquina com Cecília da Rocha, terá capacidade para realizar uma média de 8 mil atendimentos por mês, sendo que sua estrutura é composta por consultórios médicos e de enfermagem, 11 leitos (sendo 2 de isolamento), salas de observação, raio-X, eletrocardiografia, exames laboratoriais, além de outros espaços. Entre as principais instalações estão áreas para Pronto Atendimento, Apoio Diagnóstico e Terapia, Urgência, Observação, Apoio Administrativo e Apoio Técnico/Logístico. O investimento foi de R$ 3.729.902,55.



“Entregamos hoje mais um importante equipamento que irá ajudar a compor a rede que é, sem dúvida, uma das mais completas. Nesse momento de pandemia, nosso esforço tem sido ainda maior para oferecer atendimento de qualidade a todos que precisam”, disse o prefeito, que propôs uma salva de palmas aos profissionais da área da saúde que trabalham no combate ao novo coronavírus.  



“A UPA de Jundiapeba é um empreendimento público de extrema importância porque vai ajudar a equalizar o atendimento de urgência e emergência na cidade”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel. 



A abertura da unidade ainda depende da aquisição de equipamentos e do treinamento da equipe que trabalhará no local. O início dos atendimentos está previsto para setembro.

A UPA 24 horas de Jundiapeba é a terceira de Mogi das Cruzes, ao lado de outras unidades já instaladas no Rodeio e Oropó, e a oitava unidade de pronto atendimento na cidade.

Patrono

A nova UPA levou o nome do médico Silvio Carlos Bruhns Franceschini, que nasceu em São Paulo e formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) em 1978, tendo se especializado em Obstetrícia e Clínica Médica. Trabalhou em várias cidades e diferentes unidades de saúde, conciliando sempre sua rotina com ações voluntárias de atendimento à comunidade. Em 2010 começou a trabalhar na Prefeitura de Mogi das Cruzes, onde atuou nos Postos de Saúde de Biritiba Ussu e Jardim Ivete, onde foi diretor clínico, e nos mutirões de saúde em bairros mais distantes.

“Desde pequeno, quando brincávamos, Silvio dizia que seria médico. Uma pessoa humilde, de coração grande e sempre empenhado em ajudar os outros. Essa homenagem é muito importante para a nossa família e um momento de muita emoção”, afirmou a irmã, Suzana Franceschini, acompanhada da viúva do dr. Silvio, Zilda Franceschini, filhos e netos. 

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP