Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi das Cruzes anuncia novas ações de combate à Covid-19



Na mesma ocasião em que anunciou o médico Zeno Morrone como novo secretário municipal de saúde, nesta segunda-feira (26), o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, anunciou mais ações de combate à Covid-19 na cidade. Segundo a administração municipal, o trabalho será realizado em várias frentes: pré-Covid e pós-Covid, monitoramento dos casos e otimização da assistência aos pacientes internados.



Entre as ações voltadas para pessoas com sintomas, uma das novidades será a reativação do Disque COVID, com atendimento telefônico pelo 4798-5160 para tirar dúvidas e obter orientações para casos leves e contactantes. 



Outro anúncio foi a ampliação de cinco para seis o número de unidades referência para o primeiro atendimento à doença. São elas: UBSs Vila Suíssa, Ponte Grande, Jardim Camila, Alto Ipiranga, Jardim Universo e a UnicaFisio, ao lado do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes



“Em todas essas unidades teremos uma reorganização de fluxos para que os pacientes em busca de outros atendimentos não tenham qualquer contato com os suspeitos de Covid-19”, afirmou o prefeito. Os novos protocolos serão aplicados também nas três UPAs 24 horas, para as quais estão sendo adquiridos três novos ventiladores mecânicos.



A nova estratégia da Prefeitura contará com suporte de um novo exame, o swab/antígeno, para detecção do vírus por meio da coleta de material das vias aéreas do paciente, com resultado em 20 minutos. 

Outra novidade anunciada pela administração municipal foi a ampliação do Centro de Monitoramento da Covid-19, que passará a contar com uma equipe multidisciplinar formada por 23 colaboradores. Eles atuarão do Hospital Municipal para atualização de informações como notificação de casos suspeitos; acompanhamento clínico em prontuário de todos os casos positivos notificados; rastreamento (busca ativa) de contactantes e oferta de testagem; finalização das notificações; avaliação e referenciamento ao serviço de pós-Covid.

De acordo com a Prefeitura, a UBS Vila Suíssa e a UnicaFisio atuarão, ainda, como unidades de serviço avançado para Covid-19, ampliando o uso da tomografia computadorizada na busca de diagnósticos mais precisos e o acompanhamento da saturação de O2 por meio de oxímetros de pulso.

Também foi anunciado o novo Centro de Recuperação Pós-Covid, que funcionará inicialmente na Única de Jundiapeba e no NAF, no Mogilar, para depois ocupar parte do imóvel em construção no bairro do Rodeio, onde está sendo construído o CIAS (Centro Integrado de Assistência à Saúde), ao lado da UPA. “O Estado já dispõe de um serviço como este, mas Mogi das Cruzes será a primeira cidade a contar com  atendimento próprio”, informou o secretário de Gabinete, Lucas Porto. 

Entre as especialidades prevista para atendimento aos pacientes com sequelas da infecção pelo novo coronavírus estão Endocrinologia, Vascular, Cardiologia, Pneumologia, Neurologia, Dermatologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia

Também participaram da apresentação a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Otto Rezende, e os vereadores José Francimário Vieira de Macedo Marcos Furlan.

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: