A Prefeitura de Mogi das Cruzes confirmou, nesta sexta-feira (14), mudanças no comando de três secretarias municipais: de Finanças, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente e Proteção Animal.
Duas das alterações já foram oficializadas: na Secretaria Municipal de Finanças, assumiu Ricardo Abílio; ele ocupa o lugar de William Harada, que permanece à frente da Secretaria Municipal de Saúde. Já na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, assumiu Caio Luz, no lugar de Cristiane Ayres; a secretária-adjunta é Miriam Carrasco Benites da Silva.
Ricardo Abílio é formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), especializado nas áreas jurídica, contábil eleitoral e contabilidade pública. Foi secretário de Finanças em Mogi das Cruzes entre janeiro de 2021 e abril de 2022 e também secretário de finanças de Rio Grande da Serra, além de diretor de Fomento ao Comércio e Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires e diretor financeiro e contábil da Câmara Municipal de Ribeirão Pires.
Caio Luz é formado em Comunicação pela Universidade Braz Cubas, especialista em Planejamento e Transportes e pós-graduando em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Iniciou sua trajetória profissional na CPTM. Ainda na gestão estadual, atuou na Secretaria da Casa Civil do Estado de São Paulo, foi assessor parlamentar da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, interlocutor das Secretarias de Habitação, Saúde e Segurança Pública na Coordenadoria de Informações da Secretaria de Governo do Estado e atuou junto à CESP (Cia Energética de São Paulo). Em 2019, ingressou na Prefeitura de São Paulo e foi subprefeito de três regiões (Ipiranga, Lapa e Vila Prudente), além de secretário-executivo das Subprefeituras. Entre janeiro e abril de 2023, respondeu pela Assessoria de Governança da Casa Civil da Capital.
Uma terceira mudança já está definida e deve ser oficializada na próxima semana. Na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, assumirá a secretária Ionara Fernandes. O adjunto será André Saraiva.
Ionara Fernandes é formada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa e já esteve à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Arujá.
Em entrevista ao programa Radar Noticioso, com a jornalista Marilei Schiavi, nesta sexta-feira (14), o prefeito Caio Cunha disse que as constantes mudanças de secretários não demonstram fragilidade da administração municipal. “Eu estou disposto a mudar na minha vida a qualquer momento. Se for para melhor, eu sempre mudo”, afirmou.
O prefeito admitiu, ainda, que algumas mudanças visam angariar apoio de outros partidos para sua provável candidatura à reeleição no ano que vem. “Eu não preciso disfarçar isso. Une o útil ao agradável: uma pessoa técnica e política, já pensando também uma composição para a próxima eleição”, disse ele, ao comentar sobre a chegada de Caio Luz à equipe do governo municipal.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: