Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi anuncia construção de novo complexo viário na “Rotatória do Habib’s”

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A atual rotatória da praça Kazuo Kimura, popularmente conhecida como “Rotatória do Habib’s”, em Mogi das Cruzes, deverá ser transformada em um novo complexo viário. Na tarde desta quarta-feira (3), o prefeito Caio Cunha assinou o contrato que autoriza o início das obras.


Em 2021, a Prefeitura já havia apresentado um projeto para retirada da rotatória, cujas obras estavam previstas para ter início em 2023 e seriam realizadas pela empresa concessionária do Terminal Rodoviário, em contrapartida (mitigação) a investimentos realizados no terminal, como a construção de um prédio para abrigar dois novos estabelecimentos comerciais (Joli e Cobasi). A obra, no entanto, foi paralisada após a Justiça acatar uma ação popular de violação aos princípios administrativos, uma vez que o contrato de concessão, firmado em 2018, não previa a possibilidade de exploração comercial no terminal.

Desta vez, segundo o prefeito, as obras serão desenvolvidas com recursos municipais, oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e contrapartida. Com duração prevista de seis meses, elas serão realizadas pela Construtora Kamilos, vencedora do processo licitatório.

Leia também:  Prefeitura de Guararema avança com construção de nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul

O objetivo, segundo a administração municipal, é melhorar a fluidez do local, que recebe cerca de 90 mil veículos por dia e costuma registrar trânsito nos horários de pico – no início da manhã e no fim da tarde.


A Prefeitura de Mogi das Cruzes explicou que, nos primeiros dias das obras, a praça Kazuo Kimura receberá os tapumes e serão iniciadas as intervenções de preparação, com a retirada das árvores, que serão transplantadas para o viveiro da Prefeitura. Na sequência, a empresa começará os trabalhos para a construção no novo cruzamento que substituirá a rotatória. Ao mesmo tempo, a estrutura das pontes a serem instaladas sobre o córrego Lavapés, na avenida Yoshiteru Onishi, será construída em outro ponto, para depois ser encaminhada para o local.

“O início das obras é muito significativo pelo impacto positivo para o trânsito e pelo símbolo que ela representa. Atualmente, as pessoas que vêm da Região Nordeste da cidade, como bairros do Rodeio, Vila Nova Mogilar e Cezar de Souza perdem de 25 a 40 minutos no trânsito em um curto espaço. A obra vai trazer melhoria para a mobilidade urbana e para a vida das pessoas”, disse o prefeito Caio Cunha, acrescentando, que, a princípio, a obra não vai afetar o trânsito porque os trabalhos começarão a ser feitos no interior da rotatória.

Leia também:  Obras para retirada da 'Rotatória do Habib's', em Mogi, são suspensas por quatro meses

O projeto

A rotatória existente atualmente na praça Kazuo Kimura será transformada em um cruzamento com semáforos. As conversões à esquerda para os veículos que circulam pela avenida Francisco Rodrigues Filho e desejam acessar as avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Yoshiteru Onishi serão proibidas. Estes movimentos de tráfego serão possíveis com a utilização da nova via que liga a rua Professor Ismael Alves dos Santos e a avenida Yoshiteru Onishi.

Outra opção será a transposição do córrego Lavapés que será construída na altura da rua Newton Straube e permitirá a saída de veículos da Vila Nova Mogilar pela avenida Yoshiteru Onishi em direção ao Centro Cívico. Uma outra transposição será construída na altura da nova via já construída e será utilizada pelos motoristas que desejam seguir para a região da Vila Nova Mogilar ou para as proximidades da Fatec.

Leia também:  Obras para retirada da 'Rotatória do Habib's', em Mogi, são suspensas por quatro meses

A primeira etapa para a viabilização do projeto foi realizada pela Prefeitura entre 2021 e 2022, com a abertura da nova via que ligará a rua Professor Ismael Alves dos Santos à avenida Yoshiteru Onishi. A nova via deverá ter o trânsito liberado na próxima semana.

Com o objetivo de facilitar a mobilidade dos moradores dos condomínios localizados na pista marginal da avenida Francisco Rodrigues Filho, o canteiro na altura do cruzamento com a avenida Antonio de Almeida será aberto, permitindo o acesso direto sem que os veículos precisem passar pela região da rotatória.

Compartilhe essa notícia: