A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou, na manhã desta quinta-feira (27), um novo modelo de funcionamento do Pró-Hiper, serviço de qualidade de vida e apoio à saúde da terceira idade.
De acordo com a administração municipal, com o objetivo de zerar a fila de espera dos atendimentos, os serviços do Pró-Hiper serão ampliados e descentralizados para os bairros.
Um levantamento realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes aponta que, em 2010, a cidade tinha 39.816 idosos (17.495 homens e 22.321 mulheres). O número saltou para 68.523 idosos em 2023 (29.812 homens e 38.711 mulheres), um crescimento de 72%.
Na tentativa de suprir este aumento da demanda, o novo Pró-Hiper passará a contar com 11 núcleos. Atualmente existe apenas um: o do Mogilar.
Segundo a administração municipal, serão criados núcleos do Pró-Hiper em Jundiapeba (Centro Esportivo e Recreativo de Jundiapeba), Vila Jundiaí (CER Vila Jundiaí), Vila Industrial (Quadra Nogueirão), Parque Santana (Parque da Cidade), Braz Cubas (Largo da Feira), Jardim Layr (Praça da Juventude), Jardim Camila (CER Jardim Camila), Cezar de Souza (Centro de Arte e Cultura), Sabaúna (CER Sabaúna) e Biritiba Ussú (CER Biritiba Ussú).
Cada novo núcleo do Pró-Hiper atenderá também os bairros adjacentes e contará com o reforço de 34 Academias da Terceira Idade (ATIs) espalhadas em pontos que atendem as comunidades e oferecerão aulas direcionadas à terceira idade para mais de 700 pessoas, informou a Prefeitura, acrescentando que as vagas aumentarão de 1,3 mil para 3,3 mil (um aumento de 154%).
“Nossa gestão tem como objetivo construir uma cidade mais humana e voltada para as pessoas. Sempre digo que Mogi das Cruzes cresceu muito, e agora precisa se desenvolver com foco no cidadão. O Pró-Hiper é um exemplo disso: nosso cuidado com a terceira idade deu origem a um novo projeto, que ampliará o alcance do serviço, levando a atenção aos idosos para os bairros, com novos núcleos, mais vagas e principalmente o fim da fila de espera. Em 13 anos, a população idosa cresceu 72% e o novo Pró-Hiper vai atender toda essa demanda”, disse o prefeito Caio Cunha.
O novo modelo de funcionamento do Pró-Hiper iniciará as atividades até o final de agosto. Durante o mês, os professores passarão por treinamentos e também será realizada a avaliação física dos idosos participantes.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.