Categorias
ALTO TIETÊ

Prefeitos do Alto Tietê orientam população a só sair de casa usando máscara



A população do Alto Tietê será orientada a utilizar máscaras faciais como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). A recomendação, que vale principalmente para as pessoas que precisam sair às ruas, foi anunciada pelo Conselho de Prefeitos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) em videoconferência realizada logo após o anúncio do Governo do Estado de prorrogação da quarentena até o dia 10 de maio.



Os prefeitos vão manter as medidas restritivas determinadas pelo Estado para conter o avanço do coronavírus e a recomendação principal permanece sendo a de isolamento social. Para as pessoas que trabalham nas atividades liberadas, e nos casos em que a saída para as ruas for indispensável, a orientação é usar máscara facial.     



“Esperamos que a população, ciente do momento que vivemos, faça o uso da máscara, como será recomendado fortemente por todos os prefeitos a partir de hoje, já que os casos da doença continuam numa crescente. É fundamental que as pessoas se protejam para diminuir a disseminação do vírus e para que mais rapidamente possamos retomar a normalidade”, ressaltou o presidente do Condemat e prefeito de Guararema, Adriano Leite.



A recomendação é para o uso de máscaras de tecidos laváveis, deixando as máscaras cirúrgicas restritas ao uso dos profissionais da saúde. Em algumas cidades, os Fundos Sociais estão liderando iniciativas para a confecção de máscaras, o que também gera renda para algumas famílias.



Em comum acordo, os prefeitos das 12 cidades que integram o Condemat também deliberaram por não liberar novas atividades do comércio e serviços. “Há uma grande pressão do setor empresarial, mas os prefeitos têm uma responsabilidade maior perante a população geral”, argumentou o presidente do Consórcio.  

Na videoconferência, os prefeitos também falaram sobre a atuação das Câmaras Técnicas do Condemat no levantamento dos impactos na cadeia produtiva regional e na busca de alternativas para manter a economia das cidades. “Mais do que nunca agora é necessário atuar de forma regional. Isso vale tanto para a questão econômica, quanto para as ações da saúde”, concluiu o presidente.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: