Categorias
ALTO TIETÊ

Prefeitos do Alto Tietê decidem não antecipar feriados na região



Em reunião realizada nesta quarta-feira (24), o Conselho de Prefeitos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê) definiu, de forma consensual, que os municípios da região não vão aderir a antecipação dos feriados, como foi feito na capital e outras regiões do Estado.



O atraso no andamento de licitações importantes, o aumento nos custos de horas extras com equipes de vacinação e outros serviços públicos e os prejuízos nas agendas de procedimentos médicos da população foram alguns dos argumentos que levaram os prefeitos a optarem pela não antecipação.



Durante a assembleia, os prefeitos pontuaram ainda que como os municípios já estão seguindo a fase emergencial do Plano São Paulo, que restringe a abertura de comércios e serviços, bem como determina o trabalho remoto para diversas atividades profissionais, a decretação de feriados não reduziria a circulação de pessoas nas ruas levando em consideração que as indústrias vão manter o funcionamento, assim como as unidades bancárias e lotéricas.



“Os prefeitos conversaram com suas equipes técnicas e chegaram à um consenso levando em consideração vários fatores que apontam que a antecipação dos feriados não surtiria o efeito desejado e poderia implicar também em outros problemas como atraso em procedimentos administrativos importantes como aquisição de insumos para o enfrentamento à pandemia; a desaceleração das campanhas de vacinação, com a redução de profissionais; além de problemas com o transporte público, que em dias de feriado tem a frota reduzida”, disse o secretário executivo do consórcio, Adriano Leite.



O impacto de visitantes nas cidades com características turísticas, como é o caso de Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel também foram levados em consideração.

“Com o mega feriado já anunciado na capital e demais regiões, os municípios devem reforçar ainda mais a fiscalização e barreiras sanitárias para controlar entrada de visitantes, bem como encontros e eventos em unidades particulares que gerem aglomeração”, afirmou o secretário.

Com a decisão, as cidades seguem funcionando normalmente, com exceção do dia 2 de abril, feriado nacional da Paixão de Cristo.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: