Na segunda-feira (10), o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, apresentou, junto com o deputado estadual André do Prado, um projeto técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação para construção da alça de saída do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) ao novo diretor-geral da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Milton Persoli.
Segundo André do Prado, a história da construção da alça de saída do Rodoanel em Suzano é antiga e precisa ser resolvida. “Há duas alças aprovadas no contrato de concessão com a Concessionária SPMar para a SP-66 (avenida Major Pinheiro Fróes). Naquele período, pensou-se em uma alternativa, com a possibilidade de ser na estrada do Fernandes. Em 2014, o governador da época projetou recursos para a alça. Contudo, no ano seguinte, em 2015, começou um período de recessão no País e foram cortadas várias obras, como a da rodovia Mogi-Dutra (SP-88) e estradas estaduais. Desta forma, a alça do Rodoanel foi congelada”, lembrou.
O deputado disse ainda que, desde então, vem lutando para que a obra saia do papel. “Temos o projeto aprovado, havia contrato com a concessionária e o próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) disse que não há impedimentos para que seja feita a alça na SP-66. Independentemente do local, queremos que ela saia. Inclusive, há um consenso entre os prefeitos da região sobre a importância dessa obra”, completou.
O secretário de Planejamento Urbano de Suzano, Elvis Vieira, que também participou do encontro, apresentou um projeto de interligação viária Leste-Oeste, com possíveis intervenções de melhorias na mobilidade, saindo do limite com Mogi das Cruzes até a futura alça da SP-66. “São quatro trechos para receberem melhorias, começando com a duplicação da avenida Jorge Bei Maluf e terminando com a implantação de faixas de rolamento e ciclovia na avenida Major Pinheiro Fróes, a SP-66. Nosso objetivo é garantir um plano de mobilidade completo até a alça. Isso vai beneficiar mais de 1,5 milhão de habitantes das cidades da região”, explicou.
Ashiuchi, por sua vez, afirmou que é preciso definir de uma vez por todas o prazo de início da construção. “Os prefeitos que integram o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) já assinaram o documento que pede a construção na SP-66. A alça de saída é muito importante para nossa região e vai ajudar no desenvolvendo das cidades, principalmente atraindo novas indústrias e gerando mais empregos. Peço celeridade e atenção”, disse.
Por fim, o diretor-geral da Artesp garantiu a elaboração de um estudo aprofundado de todo o projeto, assim como uma nova reunião com a equipe técnica para dar um retorno às cidades da região. “Queremos contribuir com o desenvolvimento do Alto Tietê. Vamos realizar uma análise de todo o projeto e definir a obra”, concluiu.