Categorias
ALTO TIETÊ

Prefeito de Suzano e líderes religiosos planejam retomada de cultos e missas



O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, se reuniu, na tarde da última sexta-feira (15), com líderes religiosos das igrejas evangélicas e católica. O encontro foi feito por meio de videoconferência, com o objetivo de apresentar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) e também de elaborar um plano de reabertura gradual dos espaços após o final da quarentena, previsto para 31 de maio.



A primeira reunião com o grupo evangélico reuniu mais de 50 pessoas, entre bispos e pastores, secretários municipais e vereadores. O prefeito apresentou um plano inicial, a ser moldado junto com as igrejas, que traça as principais determinações e recomendações de retorno das atividades. Dentre elas, estão o limite de 30% do público permitido em um único espaço para cultos e missas, a partir do auto de vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros, e a exigência de distância mínima de dois metros entre os presentes. Também será obrigatória a higienização dos locais periodicamente, com intervalos de uma hora e meia entre missas e cultos.



Outras exigências apresentadas às igrejas foram a utilização de máscaras e álcool em gel ou água e sabão por parte dos visitantes; o uso das janelas abertas para permitir a circulação de ar, conforme aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS); e continuidade das transmissões online para aquelas que já estão fazendo, com o objetivo de limitar o número de fiéis nos ambientes religiosos.



Além disso, segundo a administração municipal, ficará expressamente proibida a participação de gestantes, pessoas com idade superior a 60 anos, que tenham algum tipo de comorbidade e que estejam com qualquer sintoma relacionado ao novo coronavírus, como febre, tosse e falta de ar. Inclusive, uma das sugestões da prefeitura é que cada igreja tenha termômetro infravermelho para aferição da temperatura corporal.



Ashiuchi ressaltou que o planejamento poderá ser colocado em prática após o período de quarentena e caso não ocorra o crescimento exponencial de casos, seguindo as regulamentações do Ministério Público e de todos os órgãos de Saúde, como a OMS, o Ministério de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde.

Ainda na reunião, o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, realizou uma apresentação com o mapeamento dos bairros com maior número de casos confirmados na cidade, de forma a alertar os líderes inseridos nessas regiões. A mesma apresentação foi feita à comunidade católica.

Também participaram a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi; os secretários municipais de Saúde, Luis Claudio Rocha Guillaumon; de Governo, Said Raful Neto; e de Planejamento e Finanças, Itamar Viana; bem como o diretor jurídico José Serafim da Silva Júnior, o diretor de Finanças Ademilson de Souza Freire, o presidente da Câmara de Suzano, Joaquim Rosa, e os vereadores Edirlei Junio Reis e Alceu Cardoso.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: