O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, é o novo vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, colegiado que reúne as 39 cidades da Grande São Paulo. Ele foi eleito nesta segunda-feira (14), durante reunião no Palácio dos Bandeirantes, com a participação do governador Tarcísio de Freitas.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, assumiu a presidência, enquanto a secretaria ficou com José Police Neto, subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano.
Criado em 2011, o Conselho Metropolitano tem como focos principais a formulação e articulação de políticas públicas para o desenvolvimento de toda a Grande São Paulo. Ele estava em segundo plano desde o final de 2020, pouco antes da morte do prefeito da Capital, Bruno Covas, que era o presidente.
Vice-presidente eleito com apoio unânime dos prefeitos da Região Metropolitana, Ashiuchi destacou a importância do Alto Tietê compor a diretoria do colegiado. “Nossa região é a segunda maior do Estado, com mais de três milhões de habitantes, uma economia muito forte e diversificada, e dificuldades que são comuns também às outras cidades da Grande São Paulo”, disse.
O prefeito também falou sobre os desafios dessa retomada, da atuação integrada dos consórcios de municípios da Grande São Paulo e do apoio do Governo de SP para a reativação do Conselho Metropolitano.
“A reativação desse Conselho, com a participação efetiva dos prefeitos, é fundamental para que possamos planejar políticas públicas e aproveitar esse momento de abertura do Governo do Estado para promover o desenvolvimento metropolitano. Temos pautas prioritárias, algumas com avanços concretos já nesta primeira reunião”, afirmou Ashiuchi.
Participaram da reunião, ao lado do governador, o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, além do presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), deputado estadual André do Prado. Também estiveram presentes prefeitos de outras cidades da Grande São Paulo, inclusive do Alto Tietê, como os prefeitos Inho Taino (Biritiba Mirim), Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Odvane Rodrigues (prefeito em exercício de Guararema), Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba), Caio Cunha (Mogi das Cruzes), Vanderlon Gomes (Salesópolis) e Carlos Chinchilla (Santa Isabel), assim como representantes das cidades de Arujá e Poá.
Para o presidente do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), prefeito Caio Cunha, a atuação integrada dos consórcios foi fundamental para a retomada do Conselho Metropolitano e ter o Alto Tietê na direção do colegiado fortalece a região. “Estamos no caminho certo por somar com todas cidades da Região Metropolitana, pensando em conjunto com toda variedade de tamanho e população. Parabenizo o presidente Ricardo Nunes e nosso parceiro Rodrigo Ashiuchi como vice”, disse ele.
Primeira reunião
Na primeira reunião da nova diretoria, uma das pautas que avançou foi a do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que traz as diretrizes para o desenvolvimento planejado e sustentável das 39 cidades, com destaque para zoneamento, ocupação do território e obras interurbanas. Nesta segunda, o Conselho deliberou pelo encaminhamento do projeto de lei do PDUI da Região Metropolitana de São Paulo para a Assembleia Legislativa.
Também foram apresentadas as minutas dos anteprojetos de lei para encaminhamentos à Alesp da criação das Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia do Rio Jaguari; Rio Guaió; Cabuçu/Tanque Grande e Alto Juquiá /São Lourenço.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.