Categorias
ALTO TIETÊ

Prefeito de Suzano apresenta 56 novos agentes e anuncia mudança no comando da GCM



Em evento realizado na manhã de terça-feira (11), o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, deu as boas-vindas aos 56 novos agentes da corporação e anunciou a criação da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) e da Base de Segurança Integrada (BSI), a ser implantada no coreto da Praça João Pessoa, na região central da cidade. Na oportunidade, ele também apresentou Rosemary Ferreira Caxito como a nova comandante da Guarda Municipal de Suzano (GCM).



Com os novos agentes, convocados do concurso público realizado em 2018, o quadro passa de 125 para 181 guardas municipais treinados para o patrulhamento, sendo que 12 deles já serão direcionados à Ronda Ostensiva Motorizada (Romo). O grupamento será composto por 14 agentes e oito motocicletas, a fim de prestar auxílio às ações da GCM, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Patrulha Maria da Penha, Canil, Grupo Unido na Ação de Repressão às Drogas (Guard) e Central de Segurança Integrada (CSI). “Os novos guardas somam e motivam a tropa. Nosso foco será motivar, executar e fiscalizar. É um grande desafio a todos”, afirmou a comandante.



Entre os novos agentes está a guarda Dayse Soares Sampaio, que descobriu sua gravidez durante as etapas do concurso. Hoje, sua filha tem oito meses de vida. “No início do treinamento foi bem difícil, meu bebê tinha apenas dois meses. Tudo o que eu faço é por ela. Agora se inicia uma etapa muito importante em nossas vidas. Estou orgulhosa e levo Suzano no peito”, disse ela.



O assessor estratégico da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, realizou a entrega simbólica dos certificados e anunciou a Base de Segurança Integrada (BSI), a ser implantada no coreto da Praça João Pessoa. O projeto segue na fase de estudos técnicos. A expectativa é de que o planejamento seja concluído ainda neste ano. De acordo com o assessor, a BSI vai garantir mais segurança ao centro, sendo um braço da CSI. Sem contar a Base Comunitária Móvel, que percorre os bairros suzanenses. A ideia é se aproximar cada vez mais para um trabalho pleno.



Nova comandante

Pela primeira vez na história do município a GCM será liderada por uma mulher. Rosemary Caxito disse se sentir honrada e confiante com a missão. “Sigo galgando degraus desde 2010 e fico muito contente com a confiança. Isso me emociona porque o prefeito Rodrigo Ashiuchi é uma pessoa que acompanha o trabalho de perto, está sempre presente e disposto a ouvir e a participar de todas as ações”, comentou.

Ela terá ao lado o subcomandante André Alves da Silva, também nomeado para a função nesta terça-feira. “É um momento histórico e será uma honra ocupar o cargo ao lado da comandante Rosemary, tendo em vista nossa trajetória comum e bem-sucedida. Desejamos realizar ações sólidas, como nunca antes vistas. Estou muito satisfeito com o trabalho do prefeito, um verdadeiro amigo da instituição”, disse.

A comandante Rosemary Caxito está há dez anos na corporação e passou por todos os estágios como agente de segurança. Iniciou os trabalhos na ronda escolar, onde pôde fomentar atividades de combate às drogas, e em 2014 assumiu a coordenação da Patrulha Maria da Penha. No ano passado, foi nomeada subcomandante da GCM, tendo oportunidade de assumir a liderança interinamente em duas ocasiões.

“Ao longo dos anos eu me dediquei a diferentes grupamentos, como a ronda escolar e a Patrulha Maria da Penha, onde alcançamos muitas conquistas, como a implantação da Delegacia de Defesa da Mulher e do Anexo de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher em Suzano. Temos uma história na cidade e pudemos auxiliar outros municípios, por meio de capacitações”, comentou.

De maneira semelhante, o subcomandante André Alves da Silva galgou degraus dentro da corporação ao longo dos anos, assumindo a coordenação do Guard até chegar ao atual cargo. O programa foi criado em 2017, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, voltado à prevenção universal e primária, orientando os munícipes sobre prevenção e consequências do uso indevido de drogas e focando na valorização da autoestima e responsabilidade familiar para a redução da violência escolar, familiar e social.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: