Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!
Nesta quarta-feira (30), o prefeito de Suzano, Pedro Ishi, assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras do novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas 24 Horas (Caps AD Vita), que será instalado na rua Dr. Felício de Camargo, na região central da cidade, no local onde anteriormente funcionava o Restaurante Popular.
Segundo a Prefeitura de Suzano, o novo equipamento vai mais que dobrar a atual capacidade de atendimento da unidade existente, localizada na rua Dr. Deodato Wertheimer, 33, na Vila Costa. A quantidade de leitos passará de 20 — sendo dez masculinos e dez femininos — para 44, divididos igualmente entre homens e mulheres.
Integrado à Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Caps AD oferece assistência contínua e especializada a pessoas com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras substâncias. O funcionamento é ininterrupto, durante 24 horas por dia.
“Estamos dando um passo determinante para garantir o cuidado integral e contínuo de quem mais precisa. O novo Caps AD 24 horas não apenas aumentará nossa capacidade de atendimento, mas também oferecerá um espaço mais adequado, com melhores condições para os pacientes e para os profissionais que atuam na linha de frente”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira.
O atendimento 24h no Caps AD Vita foi iniciado em 25 de junho do ano passado e desde então tem realizado cerca de 200 acolhimentos por semana, sendo aproximadamente 40 relacionados ao uso de bebidas alcoólicas. As ações incluem consultas médicas, sessões de psicoterapia, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares e apoio familiar. O serviço conta com uma equipe interdisciplinar composta por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e técnicos de enfermagem.
A futura sede inclui salas para atendimentos individuais e coletivos, consultórios, áreas de convivência, espaços para oficinas, leitos para acolhimento noturno e ambientes acessíveis, seguindo as diretrizes de inclusão e mobilidade.
“Estamos investindo em estrutura, acolhimento e dignidade. Queremos que cada cidadão, especialmente aqueles que enfrentam momentos difíceis, saiba que não está sozinho. Este novo Caps é um símbolo do nosso compromisso com uma cidade mais humana e mais justa”, disse o prefeito Pedro Ishi.