Até o último mês de setembro, 263 mil famílias ainda não haviam atualizado o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), um dos requisitos para o recebimento do Auxílio Brasil, benefício que deve voltar a se chamar Bolsa Família a partir de 2023, sob o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Os beneficiários do programa que ainda não fizeram a atualização do Cadastro Único têm somente até a próxima sexta-feira (11) para realizar o recadastramento e não correr o risco de ter o Auxílio Brasil suspenso no ano que vem.
A princípio, o prazo para atualização do CadÚnico terminaria no dia 14 de outubro, no entanto, foi prorrogado pelo Ministério da Cidadania por mais 30 dias.
O Cadastro Único, além de ser um requisito para o recebimento do Auxílio Brasil, também é para outros programas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), Vale Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Carteira do Idoso e o Programa Casa Verde e Amarela.
Os beneficiários desses programas precisam atualizar o CadÚnico a cada dois anos ou sempre que apresentarem alterações em suas informações de cadastro.
Como atualizar o Cadastro Único
Para realizar a atualização cadastral o beneficiário poderá acessar o aplicativo do CadÚnico e, caso as informações não tenham sido alteradas, o beneficiário poderá apenas fazer a confirmação das informações já existentes pelo aplicativo. Caso haja alguma alteração será necessário que o beneficiários compareça ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da cidade.
Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram