Foi publicado, no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (11), o resultado final da prova objetiva e o preliminar na discursiva do concurso público da Polícia Federal 2021, que vai preencher 1.500 vagas nos cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista.
Acesse aqui o resultado do concurso da PF
Cerca de 320 mil candidatos se inscreveram para concorrer a uma das vagas disponíveis para os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista. A aplicação das provas aconteceu no último dia 23, sob responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
O concurso da Polícia Federal é composto pelas seguintes etapas: provas objetivas e discursivas, exames de aptidão física, avaliação médica, avaliação oral para o cargo de delegado, prova prática de digitação para o cargo de escrivão, análise de títulos para delegado, avaliação psicológica e curso de formação profissional. Confira o cronograma mais abaixo.
Sobre o concurso da PF
Do total de oportunidades, 893 são para agente, 123 para delegado, 400 para escrivão e 84 para papiloscopista. Em todos os casos, para concorrer é preciso possuir ensino superior completo e carteira de habilitação a partir da categoria “B”. No caso de delegado, também é preciso possuir pelo menos três anos de atividade policial ou jurídica.
Os salários iniciais são de R$ 12.522,50 para agente, escrivão e papiloscopista e de R$ 23.692,74 para delegado. As jornadas de trabalho são de 40 horas semanais.
Confira o conteúdo programático e mais detalhes sobre as provas no Edital do Concurso PF 2021
Cronograma do concurso
- Aplicação das provas objetiva e discursiva – 23 de maio;
- Divulgação dos gabaritos preliminares da prova objetiva e do padrão preliminar de respostas das discursivas: a partir das 19h do dia 25 de maio;
- Prazo para recursos: 26 e 27 de maio;
- Resultado final da prova objetiva e provisório da discursiva: 11 de junho;
- Resultado final das provas discursivas e convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF): 29 de junho;
- Aplicação do TAF: 3 e 4 de julho;
- Realização da avaliação médica (presencial): 7 e 8 de agosto;
- Aplicação da prova oral (delegado): 23 e 24 de outubro;
- Aplicação da prova prática de digitação (escrivão): 24 de outubro;
- Resultado final da primeira etapa do concurso e convocação para a matrícula no curso de formação: 21 de dezembro.