Em uma ação conjunta, a Polícia Civil e a Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba cumpriram um mandado de segurança e apreenderam 48 serpentes em uma residência no bairro Vila São Judas Tadeu.
De acordo com a Prefeitura de Itaquaquecetuba, os policiais solicitaram o auxílio da Guarda Ambiental para dar apoio até que as serpentes fossem transportadas ao Instituto Butantan.
Segundo os agentes que participaram do resgate, as cobras estavam em bom estado e no local também havia uma aranha da espécie Tarântula. “O local era mantido como um cativeiro sofisticado, servindo ao tráfico de animais”, disse o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.
A administração municipal afirmou que no Instituto Butantan as serpentes foram atendidas por um biólogo e veterinários que identificaram as árvores genealógicas, período de alimentação, incubação, nascimento, peso e evolução das cobras.
“É um orgulho ver que a nossa Guarda Ambiental está preparada para todos os tipos de ocorrências. A comercialização desses animais foi avaliada em mais de R$ 1 milhão”, disse o prefeito Eduardo Boigues.