Categorias
ALTO TIETÊ

Poá perde título de estância turística e passa a receber repasse menor do Estado



A cidade de Poá, no Alto Tietê, foi reclassificada de estância turística para município de interesse turístico (MITs) após aprovação do Projeto de Lei 582/2021 no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na quarta-feira (1).



Além de Poá, as cidades de Campos Novos Paulista e Igaraçu do Tietê também perderam o título de estância turística. Elas darão lugar a três novos municípios que passaram a contar com o título: Barretos, Araras e Paraibuna. Com isso, o número de cidades classificadas como municípios de interesse turístico e como estâncias turísticas continua o mesmo, 140 e 70 respectivamente.



As mudanças seguem as normas da Lei Complementar 1.261/2015, que determina que, a cada três anos, seja encaminhado à Alesp um projeto de lei revisional dos municípios turísticos. Baseado em um ranqueamento técnico elaborado pela Secretaria de Turismo do Estado, até três estâncias turísticas que obtiverem menor pontuação poderão ser reclassificadas a municípios de interesse turístico. Os três MITs com maior pontuação, por sua vez, podem virar estâncias turísticas.



Por serem classificadas como destinos turísticos já consolidados, as estâncias turísticas recebem um valor de repasse maior, em comparação aos MITs. De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo, em 2020 foram destinados às cidades turísticas do Estado R$ 223,3 milhões e, em 2019, os repasses chegaram a R$ 185,3 milhões.



Porém, para receber esses aportes, é necessário que as cidades cumpram requisitos. Para ser considerado um MIT, é preciso que a cidade tenha potencial turístico, capacidade de serviço médico emergencial, meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística. Além de dispor de infraestrutura básica capaz de atender a população fixa e aos visitantes, no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos.

No caso das estâncias, é necessário que o município seja um destino já consolidado com um turismo efetivo de fluxo permanente de visitantes, e possua atrativos turísticos de uso público e caráter permanente, sejam eles naturais, culturais ou artificiais.

Para que uma cidade venha a receber uma dessas classificações, é necessário que um deputado estadual apresente à Alesp um projeto de lei que objetive a classificação de município como estância turística ou como de interesse turístico.

Repercussão

Alguns deputados demonstraram insatisfação com o projeto, pelo fato de ele reclassificar Poá e mais duas cidades de estância para MIT. Foi o caso do deputado Caio França (PSB), Janaina Paschoal (PSL), André do Prado (PL), Ricardo Madalena (PL), José Américo (PT), Dirceu Dalben (PL), Gilmaci Santos (Republicanos), Professor Walter Vicioni (MDB), Edmir Chedid (DEM), Agente Federal Danilo Balas (PSL), Alex de Madureira (PSD) e Sargento Neri (Solidariedade).

Já na opinião do deputado Sergio Victor (Novo), o PL 582/2021 cumpre as regras pré-definidas e merece ser apreciado pela Casa. “Apenas como um exemplo, a cidade de Paraibuna conseguiu cumprir etapas, fez investimentos e merece ser promovida à estância turística”, disse.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP