Categorias
ALTO TIETÊ

Poá decreta Situação de Emergência após fortes chuvas registradas no final de semana

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Prefeitura de Poá decretou situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram o município no último fim de semana, especialmente no último sábado (1), quando uma forte enchente atingiu a cidade, resultando em dezenas de pontos de alagamento, prejuízos sociais e econômicos para moradores e comerciantes, transbordamento do piscinão da Vila Romana, deslizamento de terra no Jardim Nova Poá e a interdição de imóveis em área de risco.


De acordo com a administração municipal, a medida emergencial autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob o gerenciamento da Defesa Civil em ações de resposta ao desastre e reabilitação dos pontos atingidos, além da convocação de voluntários para reforçar essas ações.

Leia também:  Cidades do Alto Tietê solicitam ao Estado apoio em ações para minimizar impactos das chuvas

O decreto estabelece ainda que ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades em resposta aos prejuízos e problemas registrados na cidade .


Por meio da Operação Verão, a cidade instalou um abrigo provisório na Praça de Eventos para receber famílias em condições de vulnerabilidade ambiental. Até o momento, 102 pessoas foram cadastradas na área de risco localizada entre os bairros Jardim São José e Nova Poá pelas equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e informadas sobre a disponibilidade do abrigo.

Leia também:  PM recupera carro roubado de motorista por aplicativo em Poá

A Prefeitura de Poá também está fazendo o atendimento das famílias afetadas pela chuva, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com doação de colchões, roupas, kits de limpeza, água, kits de higiene pessoal, cobertores e outros itens.

“Diante das intensas chuvas que atingiram nosso município nos últimos dias, causando enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra, foi decretada Situação de Emergência em Poá. Essa medida visa agilizar a mobilização de recursos, a execução de ações emergenciais e a solicitação de apoio junto aos governos estadual e federal para minimizar os impactos à população, que merece todo nosso esforço nesse momento e a segurança de que serão prontamente atendidos em situações como essa”, disse o prefeito Saulo Souza.

Leia também:  Itaquaquecetuba amplia abrigos para vítimas das chuvas e adia volta às aulas em seis escolas
Compartilhe essa notícia: