Categorias
MOGI DAS CRUZES

Pista de pump track no Parque Botyra, em Mogi, deve ficar pronta ainda este ano



As obras para a construção de uma pista de pump track no Parque Botyra Camorim Gatti, em Mogi das Cruzes, estão em estágio avançado e a previsão da administração municipal é que a inauguração do equipamento ocorra ainda neste ano.



A construção da pista foi possibilitada por um convênio realizado em 2019 entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo de SP, por meio do Município de Interesse Turístico (MIT), programa de apoio ao desenvolvimento das estâncias e municípios de interesse turístico do Estado de São Paulo, do qual Mogi passou a fazer parte em 2017.



O projeto de que trata o convênio dispõe sobre o cicloturismo, especificamente por meio da construção de duas pistas de pump track, sendo uma no Parque Botyra Camorim Gatti, no Centro Cívico e outra no Parque Leon Feffer, em Braz Cubas. Ao todo, serão investidos R$ 409.389,94 em ambas as pistas.



A pista de pump track do Parque Botyra Camorim Gatti será destinada principalmente para o uso de bicicletas do tipo bmx e encontra-se em fase de finalização das obras.



Participação

Segundo a administração municipal, o processo de construção deste projeto foi realizado de forma coletiva, tendo ampla participação da sociedade civil representada pelos Conselhos Municipais, coletivos e pela Comissão de Ciclistas de Mogi das Cruzes.

Ao longo de 2018 e 2019, foram realizados fóruns do programa Diálogo Aberto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em que foram elencadas as ações prioritárias para o cicloturismo local. Dentre elas, pontuaram-se a construção das pistas de pump track e sinalização turística das rotas utilizadas pelos ciclistas na cidade.

A Prefeitura de Mogi afirmou que, por conta de contingenciamento de recursos, foi priorizada na ocasião a construção das pistas e, no exercício de 2021, foi inscrito junto ao Estado o pleito de sinalização turística de 28 trilhas de cicloturismo, com instalação de pontos de descanso nos percursos de maior dificuldade ou extensão.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: