Mais de R$ 23 bilhões ainda estão disponíveis para saque das cotas do PIS Pasep, que referem-se a uma correção feita pelas regras atuais. As informações são da Caixa Econômica Federal.
Os valores ainda disponíveis são pagos às pessoas que atuaram de carteira assinada em serviço público ou privado entre 1971 e 1988 e, conforme dados da Caixa, apenas 181,3 mil pessoas procuraram para fazer a retirada.
Os valores do PIS Pasep poderão ser retirados até o dia 1 de julho de 2025 . Os cidadãos que não procuraram a Caixa para sacar sua cota poderão perder o direito após essa data limite.
Nos casos em que a pessoa que possui direito ao dinheiro já tenha falecido, um herdeiro legal pode sacar o benefício. Eles terão apenas de apresentar declaração de consenso entre as partes e a declaração de que não existem outros herdeiros conhecidos, além de documentos como certidão de óbito, certidão ou declaração de dependentes, inventários ou alvarás judiciais que comprovem as informações.
Vale ressaltar que as cotas do PIS Pasep não possuem relação com o abono pago todos os anos e que já foi anunciado para o mês de janeiro. O fundo PIS Pasep pode ser sacado apenas uma vez na vida.
Consulta de cotas do PIS Pasep
Os cidadãos que trabalharam entre 1971 e 1988 e tiverem interesse em realizar uma consulta poderão procurar diretamente uma agência da Caixa Econômica Federal ou utilizar o aplicativo “Meu INSS”, que pode ser baixado em sua loja de aplicativos do Android ou iOS. Para maiores informações a Caixa ainda disponibiliza o telefone 0800-726-0207.
Em junho de 2020, o fundo do PIS/Pasep foi vinculado ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS e, portanto, é possível consultar, também, por meio do aplicativo FGTS e Internet Banking da Caixa.
Saque de cotas do PIS Pasep
Saques no valor de até R$ 3 mil pode ser realizado em terminais de autoatendimento, lotéricas e Caixa Aqui para os trabalhadores que possuem o Cartão Cidadão e valores superiores a esse, poderão ser retirados apenas nas agências da Caixa Econômica Federal.