A Pinacoteca de Mogi das Cruzes está recebendo, desde a última quarta-feira (18), a mostra “E habitou entre nós!”, que reúne cerca de 80 presépios de diversas origens, materiais e técnicas. A mostra ficará aberta até o dia 11 de janeiro, com visitação livre e gratuita.
O objetivo da exposição, segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes, é incitar a reflexão, de maneira criativa, sobre o verdadeiro sentido do Natal e as diversas manifestações populares do nascimento de Cristo, juntamente à mensagem de humildade que a história de seu nascimento traz.
O acervo exposto pertence ao colecionador mogiano Roberto Lemes Cardoso, que também é o curador da mostra. “Temos buscado, a cada ano, destacar as peças expostas e o seu valor cultural. Entretanto, buscamos também demonstrar como se pode, a partir do mesmo conjunto, montar presépios diferentes, mas que transmitam a mesma mensagem. A ambientação é feita com materiais que, além de fazer parte do nosso dia-a-dia, compõem um cenário bastante original, inserindo-se no contexto cultural”, disse Roberto.
Países como Bolívia, Colômbia, Japão, Itália, Peru, e regiões do Brasil (Vale do Ribeira, Ponta Grossa, Curitiba e São Paulo) serão representados por peças confeccionadas a partir de técnicas de moldagem, modelagem, origami, pintura e entalhe, em materiais diversos, como papel, fibra de bananeira, resina, cerâmica, metal, palha, madeira e porcelana.
A mostra também conta com presépios confeccionados por jovens da catequese da Catedral de Sant’Anna e de alunos do Instituto Dona Placidina, com a proposta de uma maior parceria em 2020.
Lembrando que a Pinacoteca fica na rua Coronel Souza Franco, 993, Centro. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.