Categorias
CULTURA

Pianista mogiana Juliana Rodrigues libera singles de seu novo álbum: ‘Vive’

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Já estão disponíveis nas plataformas digitas dois singles do novo álbum ‘Vive’, de Juliana Rodrigues Trio, composto pela pianista mogiana Juliana Rodrigues, o baterista Abner Paul e o baixista João Benjamin.


Essencialmente instrumental, o novo projeto do grupo busca permitir que a alma toque através do improviso e liberdade. O resultado vem em forma de arranjos repletos de estímulos e significados, capazes de se transformar à pessoalidade de cada um.

Para Juliana, por exemplo, há passagens que a aproximam muito de pessoas queridas, como na canção ‘Origem’, a primeira do álbum. Na música, os acordes da pianista acompanham o discurso de sua avó, Elisa, que conta sobre as dificuldades vividas por uma migrante de origem humilde.


Já em ‘Camarim, figurino e cenário’, um improviso gravado em homenagem à sua mãe faz Juliana relembrar de memórias felizes ao lado de Roselene, sua principal apoiadora. “Minha mãe era uma grande parceira e incentivadora de tudo. Ela fazia camarins monstruosos, bordava o figurino que eu usava para dançar quando era criança e me ajudava a pensar no cenário dos shows. É uma boa metáfora para dizer o quanto ela foi fundamental para que eu tivesse todos os recursos necessários para viver minha vida e minha arte”, conta a mogiana ao justificar o nome escolhido para a canção.

Leia também:  Sesc Mogi recebe show de reggae com Marina Peralta neste sábado; veja programação

Vivências pessoais e familiares inspiraram muitas outras canções do disco, como ‘Sol’, escrita para a mãe de Abner. “Ela começa com um presente que ganhei da minha mãe, a kalimba, e quando entra a bateria eu faço um som que remete a chuva, porque esse barulho d’água me lembra a infância”, explica o músico.

É com essa densidade que ‘Vive’, cuja estreia virtual está marcada para 15 de abril, convida os ouvintes a uma experiência particular e única, com o poder de abduzir e ressignificar.

Leia também:  Sesc Mogi recebe show de reggae com Marina Peralta neste sábado; veja programação

“Desde que comecei a tocar piano tenho o sonho de conseguir sentar e tocar simplesmente, de tê-lo como uma ferramenta para me expressar livremente tal qual a fala, sem precisar planejar o que direi através dele. ‘Vive’ me trouxe essa realização”, conta Juliana, que toca piano desde os sete anos de idade.

Quem já se sente pronto para a viagem, pode ir conhecendo um pouco do projeto através dos singles ‘Entre as Estrelas e o Chão’ e ‘Quatro Por Meia Dúzia’, disponíveis no Spotify e YouTube.

Leia também:  Sesc Mogi recebe show de reggae com Marina Peralta neste sábado; veja programação

Vale ressaltar que a versão física de ‘Vive’ foi produzida com recursos da Lei Aldir Blanc. Os recursos repassados pelo governo federal possibilitarão a criação de 300 cópias do álbum.

Sobre a artista

Juliana Rodrigues nasceu em Mogi das Cruzes/SP, em uma família de músicos e, desde criança, tem contato e interesse por instrumentos. Estudou no Conservatório Souza Lima, na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) e no Newpark Music Centre, na Irlanda.

O primeiro disco do Juliana Cardoso Trio, ‘Mnemosine’, foi lançado em 2017. Depois disso, Juliana já tocou em palcos de peso, como o do ‘Instrumental Sesc Brasil’ e, ao lado dos companheiros, no ‘Festival Internacional Jazz al Este’, realizado no Paraguai.

Foto: Divulgação
Compartilhe essa notícia: