A Câmara de Compensação Ambiental da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) aprovou, durante reunião por videoconferência realizada na segunda-feira (14), o Plano de Trabalho da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que prevê investimento de R$ 193.816,54 na modernização da Infraestrutura do Parque Municipal Francisco Affonso de Mello, também conhecido como Parque Chiquinho Veríssimo.
De acordo com a secretaria, o projeto de melhoria no Parque Municipal tem como objetivo proteger os recursos naturais, assegurando a integridade dos ecossistemas. O parque receberá sistema de cabos de energia elétrica subterrâneo, sistema de segurança por monitoramento remoto, além da manutenção e substituição da tubulação de água que abastece as edificações.
“Nosso plano de trabalho vai promover a segurança da unidade de conservação, permitindo a visitação de forma segura, tanto para o ambiente quanto para o visitante”, disse o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima.
O diretor da Secretaria do Verde, André Miragaia, e o engenheiro Emerson Mochizuki, que participaram da elaboração do Plano de Trabalho e da videoconferência, apontaram os benefícios para o parque. “É uma ação que pode deixar o Parque Municipal muito mais seguro e atrativo para uso dos espaços e trazer novas parcerias. O parque tem várias estruturas de imóveis que podem ser usadas para desenvolvimento de pesquisas científicas, museu sobre a história do abastecimento de água de Mogi, e tudo isso apresentado como novos atrativos para os visitantes. O turismo natural é uma das mais promissoras atividades econômicas para a cidade. O Parque, assim como a Ilha Marabá, são fontes inesgotáveis de atrativos naturais, informação para conscientização e integração entre o poder público e a sociedade”, disse Miragaia.
Para Mochizuki, o projeto contribuirá para melhorar a pontuação da cidade nas futuras edições do Programa Município Verde Azul – a cidade conquistou duas certificações do programa, em 2019 e 2020, além de três Prêmios André Franco Montoro.