Categorias
ALTO TIETÊ

Parque do Mirante será inaugurado com atrações culturais neste sábado em Suzano



Neste sábado (2), às 9h, será oficializada a inauguração do Parque do Mirante (Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva), localizado na avenida Katsutoshi Naito, 957, no bairro Sesc, em Suzano.



A Prefeitura promoverá uma programação cultural para receber os munícipes no local. “Preparamos um dia repleto de atrações para que todos possam celebrar essa grande conquista. Daqui para frente, as famílias suzanenses passam a ter uma nova opção de entretenimento e a cidade ganha um novo polo para o turismo e para a cultura, que contribuirá com o desenvolvimento de nosso município”, disse o prefeito Rodrigo Ashiuchi.



As atividades se iniciam com a apresentação circense “Cumbuca da Judite” e o palco principal recebe, às 10h, a Banda Sinfônica Lira Suzanense, sob a regência do Maestro Binho. Para 10h30 está agendado o ato oficial com a presença de autoridades.



Após a solenidade, a programação tem sequência com o Balé da Cidade de Suzano, a partir das 12h30, e segue pela tarde, às 13h, com a Banda Conexão 80, que fará um tributo ao Capital Inicial no caminhão do Serviço Social da Indústria (Sesi). No palco principal, o agito fica por conta de Bianca Cirillo, às 14h; Jhoni Lua e Cláudia Oliveira, às 15h; MV Trio, às 16h; Boteco do Triozinho, às 17h; e a Galera Flashback Suzano, às 17h40. A Associação Cultural Literatura no Brasil Sarau promoverá durante todo o dia o “Barraco Literário”, com distribuição gratuita e venda de livros dos autores da zona norte de Suzano.



Entre as atrações do sábado, está o lançamento do livro “Do cinza do cimento ao colorido da via” (Editora Autografia, 2022), escrito por Ana Maria Gonçalves da Silva Melo, que faz alusão à trajetória da professora Bianca, que dá nome ao Parque do Mirante.

A Pirâmide do Sesc foi revitalizada e ganhou pintura em graffiti nas suas laterais, produzida pelos artistas urbanos suzanenses Niko Takaki e Ítalo Raphael e executadas com auxílio de Caio Yamazaki e Neli Souza, passando a se chamar “Pirâmide Ari Serafim Barbosa”, o “Ari do Posto”. Ainda será lançado na cerimônia o “Palco Cultural Marcos Vinicius Cunha”, que presta homenagem ao conhecido “Rizada”, por sua carreira como produtor artístico.

Também será apresentado aos suzanenses o novo observatório, que foi instalado na extremidade do terreno. O local proporciona uma vista panorâmica de Suzano, especialmente para a unidade de conservação municipal, com 1,7 milhão de metros quadrados (m²), localizada logo abaixo deste local, que está ligada ao projeto de valorização da área.

De acordo com a Prefeitura de Suzano, a revitalização do Parque do Mirante abrangeu um espaço de 16 mil metros quadrados (m²), onde foram promovidos trabalhos de pavimentação em 6 mil metros quadrados (m²) e implementada uma área verde de 3 mil metros quadrados (m²). As intervenções ficaram sob a responsabilidade da construtora Renov Pavimentação e Construções Ltda. por meio de um investimento de R$ 1,5 milhão. O projeto também incluiu a reforma de alvenaria da pirâmide, instalação de guias e sarjetas no acesso ao pátio, e intervenções estruturais relativas à parte hidráulica.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Suzano? Entre em nosso Grupo no WhatsApp

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP