Categorias
MOGI DAS CRUZES

Parque das Neblinas, em Mogi, registra aumento de 61% de visitantes entre 2019 e 2023



O Parque das Neblinas, reserva de Mata Atlântica da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo e localizada entre Mogi das Cruzes e Bertioga, teve um aumento significativo na procura por ecoturismo no período pós-pandemia.



Foram recebidos 5,4 mil visitantes no local em 2022 e 7,1 mil em 2023, registrando um aumento de 61%, em relação às 4,4 mil pessoas recebidas em 2019. De acordo com a Suzano, esse crescimento pode indicar uma tendência do período pós-pandemia: as pessoas têm buscado mais lazer em ambientes naturais.



Com o fim da pandemia e do distanciamento social, algumas mudanças de comportamento foram constatadas por diferentes estudos, como a pesquisa realizada pela People and Nature Survey, em 2022, que indicou o aumento no desejo por mais tempo em meio à natureza e busca por bem-estar e lazer em áreas naturais.



A tendência também foi observada em Unidades de Conservação administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em 2021, as unidades monitoradas pelo Instituto receberam 16,7 milhões de visitas, maior número desde 2016. Em 2022, esse número aumentou para 21,6 milhões. Esses recordes demonstram o potencial do turismo de natureza no Brasil pós-pandemia.



Um estudo feito pelo Instituto Semeia em 2022 revelou que cerca de 73% dos entrevistados pretendiam manter ou aumentar o contato com a natureza em relação ao período pré-pandemia. Ainda, em pesquisa realizada com visitantes do Parque das Neblinas em 2023, 90% indicaram que escolheram a reserva como destino com o objetivo de se conectar com a natureza, incluindo ter contato com a fauna e flora, trilhas, banho de cachoeira e outras atividades de ecoturismo. 

Para mais informações e agendamentos no Parque das Neblinas, entre em contato previamente pelo e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br ou pelo telefone (11) 4724-0555.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: