O CyberGaeco, unidade do MP-SP (Ministério Público de São Paulo) especializada em prevenção e combate a delitos cibernéticos, e a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) deflagraram, na manhã desta terça-feira (13), a Operação Tashi Delek, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que praticava sistematicamente estelionatos e golpes por meio de diversos websites falsos que simulavam marketplaces legítimos.
De acordo com o MP-SP, em monitoramento realizado pelo CyberGaeco, foi verificado que os websites falsos atingiram nos últimos seis meses mais de 137 mil acessos, havendo vítimas do Brasil inteiro.
Nesta manhã, foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão sete mandados de prisão temporária, empregando um efetivo de cerca de 200 policiais de diversas unidades da PM, bem como dezenas de promotores de Justiça e servidores do Ministério Público de São Paulo.
Os mandados estão sendo cumpridos nos municípios de Suzano, Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, São Paulo, Itanhaém e Peruíbe.