Categorias
ALTO TIETÊ

Operação conjunta resgata 16 animais em situação de maus tratos em Suzano



Uma operação conjunta da Prefeitura de Suzano resultou no resgate de 16 animais em situação de maus tratos nesta segunda-feira (26), no Jardim Monte Cristo. De acordo com a administração municipal, eles estavam acorrentados e passando fome em um terreno particular, utilizado sem o consentimento do proprietário. Todos os bichos foram encaminhados para lares temporários e passarão por acompanhamento veterinário.



A Prefeitura afirmou que tudo começou quando o setor de Bem-Estar Animal recebeu uma denúncia sobre uma possível criação de suínos no bairro, o que é proibido em áreas urbanas. Após investigarem o endereço, foi descoberto que o espaço pertencia a uma empresa de distribuição de energia elétrica, que não estava ciente do caso e permitiu que a prefeitura entrasse no local para vistoriar. Com o apoio do Departamento de Fiscalização de Posturas, os agentes se encaminharam ao terreno, onde encontraram não apenas porcos, mas também vários outros animais presos.



No espaço de terra batida e condições sanitárias precárias, havia cinco galinhas, dois galos, quatro cavalos, três porcos e dois cães. Segundo a administração municipal, todos se encontravam em situação de maus tratos, acorrentados, sem acesso a água ou comida, alguns inclusive machucados, com graves hematomas.



Diante deste cenário, a equipe imediatamente acionou a Guarda Municipal de Suzano (GCM) para prestar boletim de ocorrência. A corporação agora conduzirá todas as providências necessárias para identificar e responsabilizar os envolvidos, que aparentemente utilizavam a propriedade de forma ilegal.



O chefe da pasta de Meio Ambiente suzanense, André Chiang, afirmou que todos os 16 animais foram levados para tutores provisórios e receberão atendimento veterinário dos profissionais da prefeitura. O titular afirmou que com o rápido atendimento à denúncia foi possível tirá-los desta condição e movê-los para novos ambientes seguros e acolhedores, onde passarão por um período de recuperação.

Para denunciar casos de maus-tratos ou abandono, a orientação é procurar a Ouvidoria Geral do Município, por meio do site www.suzano.sp.gov.br, pelo aplicativo para celular “Cidadão Online”, pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-774-2007, além da equipe de Bem-Estar Animal, pelo número (11) 4745-2055.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: