A Operação Cata-Treco realiza neste domingo (5) uma operação de limpeza e recolhimento especial na região central de Suzano. Segundo a administração municipal, o novo processo foi idealizado para contemplar os comerciantes e moradores que não foram agraciados com as ações durante a pandemia, para que possam realizar o descarte de inservíveis de forma adequada.
Nesta ação especial conduzida pela Secretaria Municipal de Governo, os caminhões da operação farão o recolhimento de materiais ao longo de toda a extensão das ruas Benjamin Constant e General Francisco Glicério, atuando das 8h às 17h no serviço de averiguação para coletar os objetos descartáveis da região.
O chefe da pasta, Alex Santos, explicou sobre o objetivo da iniciativa. “Após esses meses sem a presença das equipes na região central, pretendemos oferecer aos comerciantes e, por extensão, aos moradores da área a possibilidade de realizar o descarte regular de objetos em desuso”, afirmou.
Os cidadãos e comerciantes que desejam realizar o descarte de objetos devem deixar os itens em suas calçadas para facilitar o recolhimento. Entre os inservíveis contemplados na ação, estão móveis, eletrodomésticos, materiais de isopor, vidro e todos os tipos de óleo. Estes devem ser entregues em garrafas PET fechadas. O projeto não aceita restos de construção civil (entulho).
Cronograma do Cata-Treco
A iniciativa também divulgou o novo cronograma base de coleta das equipes, prorrogado em relação ao último ciclo. A partir da próxima quarta-feira (8), a operação segue o atendimento aos moradores das áreas previamente estipuladas até a sexta-feira da semana seguinte (17).
Desta forma, o primeiro caminhão percorre as ruas dos bairros Vila Maluf, Parque Maria Helena e Vila Maria de Maggi, enquanto o segundo grupo atua na Cidade Cruzeiro do Sul, Jardim Imperador, Jardim Roberto, Jardim Monte Cristo, Jardim Suzanópolis, Jardim Márcia, Jardim dos Ipês, Parque Suzano, Conjunto Iraí e adjacências.
Santos reforçou a importância do Cata-Treco para dar um destino correto aos objetos que não têm mais utilidade para os moradores. “Hoje é possível levar o serviço de coleta para todos os pontos da cidade e incentivar o descarte adequado de materiais inservíveis. A prefeitura segue trabalhando em prol da preservação ambiental da cidade, fato demonstrado pelos atendimentos ordenados pelos pedidos da população”, disse ele.
Quem deseja indicar uma localidade para ser contemplada com o serviço, é possível participar de uma consulta pública promovida pela administração municipal. A população pode colaborar com a construção de futuros itinerários por meio do formulário no link bit.ly/CTnoBairro. Basta preenchê-lo com dados pessoais, como nome e telefone, e indicar o bairro ou localidade que requer a visita dos caminhões.
Quem presenciar descarte irregular na cidade pode denunciar de maneira segura e anônima à Ouvidoria Geral do Município, pelo telefone 0800-774-2007.