Categorias
ALTO TIETÊ

Onça-parda é flagrada circulando na entrada de Guararema; veja o vídeo



Na madrugada da última quinta-feira (7), uma onça-parda foi flagrada circulando na Freguesia da Escada, próximo ao portal da cidade de Guararema, no Alto Tietê. As imagens são do Centro de Segurança Integrada (CSI) do município. Assista abaixo:



“Muitas pessoas estão recebendo relatos e compartilhamentos de vídeo de uma onça-parda que está circulando pelos arredores da cidade de Guararema nos últimos dias e isso tem causado muita preocupação nos moradores”, afirmou o ecólogo e doutor em recursos florestais, Rodrigo Anzolin Begotti, acrescentando que não é preciso temer a presença do animal. “A onça-parda não vê as pessoas como presas. Eu diria para vocês que a chance de um ataque é muito menor do que um acidente causado por um telefone celular enquanto dirige”.



Entre os cuidados que devem ser tomados, segundo o ecólogo, estão evitar ao máximo andar sozinho nas áreas de mata e, se porventura se deparar com uma onça, evitar movimentos bruscos. A recomendação, neste caso, é afastar-se lentamente, sem dar as costas para o animal. “Provavelmente ela vai se retirar do local o mais rápido possível. As onças são muito ariscas e evitam ao máximo qualquer contato”, acrescenta ele.



Rodrigo Begotti comentou também sobre os cuidados que devem ser tomados com relação a outros animais, que podem servir de presa para a onça. “Evite deixar os animais soltos durante a noite. Reforce galinheiros, viveiros de aves e, principalmente, cabras, ovelhas, que são animais de médio porte, recolha os animais para uma área mais segura”.



Caso precisem, os cidadãos podem entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental pelo telefone (11) 4723-5360 ou 190.

Clique aqui e confira mais notícias do Alto Tietê

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP