Oito ferros-velhos foram interditados em Suzano nesta segunda-feira (28) em uma operação realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, com apoio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal de Suzano (GCM), do Departamento de Fiscalização de Posturas e do 32º Batalhão da Polícia Militar (PM-SP).
De acordo com a administração municipal, a força-tarefa para combater crimes ambientais e perturbação do sossego vistoriou 22 estabelecimentos nas três regiões da cidade.
A ação, que foi acompanhada pelo secretário André Chiang, teve como finalidade verificar a regularidade de ferros-velhos e oficinas cujo funcionamento ocorria em condição suspeita, segundo verificação da PM.
As equipes visitaram estabelecimentos nos bairros Vila Ipelândia, Chácara Duchen e Jardim Dora, no distrito de Palmeiras; Jardim Revista, na zona norte; e Jardim Nazareth, Jardim Belém e Parque Maria Helena, no centro expandido.
Além da interdição, os agentes promoveram orientação e direcionamento aos proprietários para que entrem na legalidade e retomem seus serviços mediante a regularização de documentos diversos, incluindo a oficialização da posse dos terrenos onde atuam e a permissão para manter um ferro-velho de acordo com a classificação ambiental do zoneamento.
“Por muitas vezes, um acompanhamento próximo e integrado aos estabelecimentos nos permite combater crimes que por vezes vão além da esfera ambiental. A exemplo, nós temos cerca de 280 catadores cadastrados que atuam na legalidade, algo que sempre incentivamos em prol de um bom andamento desta função na sociedade”, disse a diretora de Fiscalização e Controle Ambiental da Prefeitura de Suzano, Solange Wuo.
Chiang considerou a operação um sucesso e disse que a parceria deverá ser permanente. “Esse trabalho conjunto entre a nossa secretaria e o setor de Posturas, o GPA e a PM nos trouxe resultados valiosos que, sem dúvida, resultarão em múltiplos benefícios às regiões nas quais atuamos. Principalmente porque também pudemos levar conscientização e orientação para garantir a conformidade da lei. Por isso, agradeço a parceria de todos os envolvidos”, comentou.
O capitão Antônio Carlos de Sousa Júnior, do 32º Batalhão da PM, e o coordenador do GPA, Edmundo Gomes da Silva, também acompanharam a força-tarefa.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.