Categorias
MOGI DAS CRUZES

Centro Cultural de Mogi terá oficina de fotografia para mulheres



O Centro Cultural de Mogi das Cruzes receberá, em julho e agosto, o projeto Mulheres em Foco, uma oficina de iniciação fotográfica direcionada a mulheres que tem pouco ou nenhum contato com a fotografia.



Serão formadas duas turmas com dez alunas cada, que assistirão sete aulas sob o comando da fotógrafa educadora Beatriz Ataidio. Os equipamentos fotográficos serão fornecidos pelo projeto para serem utilizados pelas alunas durante as aulas.



De acordo com a Prefeitura, a linguagem fotográfica será abordada por meio da apresentação de trabalhos autorais e o desenvolvimento do olhar com estudos sobre composição, enquadramento e luz, sendo que as alunas aprenderão nas aulas práticas técnicas de fotografia com conceitos básicos, exposição, foco, white balance, tratamento de imagem e o funcionamento da câmera DSLR.



Fotógrafa e coordenadora pedagógica do projeto, Erika Mayumi explica que Mulheres em Foco tem a função de instigar o público feminino enquanto criadoras. “A história da arte e da fotografia sempre foi injusta com as mulheres. Na sua maior parte, a mulher ocupa um espaço de objeto de inspiração para as obras de arte, mas não de agente criador. Precisamos equiparar as grandes fotógrafas do mundo aos grandes ícones da fotografia, e tornar as mulheres protagonistas ativas dessa arte que exige conhecimentos técnicos, tecnológicos, filosóficos e criativos”, diz Mayumi.



Segundo a educadora Beatriz Ataidio, ainda é raro conhecer trabalhos de mulheres fotógrafas. “Quando falamos das mulheres no mercado fotográfico, são poucas ainda que conseguem ocupar lugares diferentes das posições que somos colocadas, então ter uma oficina como essa é de extrema importância. É uma forma de nos sentirmos mais seguras para apreender e nos colocarmos nessa posição de que podemos e devemos ocupar esses espaços”, afirma.

Ao final da oficina será realizada a cerimônia de entrega dos certificados para as alunas e um evento de encerramento, quando o conteúdo produzido pelas alunas será exibido.

Como se inscrever

A inscrição é gratuita e deve ser realizada pessoalmente no Centro Cultural de Mogi, que fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro. O prazo para se candidatar vai de 2 a 11 de julho e o atendimento é de terça-feira a sábado, das 9h às 18h.

Turmas da oficina

  • Turma A: quarta-feira, das 18h30 às 21h30 | 17, 24, 31 de julho e 7, 14, 21 e 28 de agosto
  • Turma B: quinta-feira, das 18h30 às 21h30 | 18 e 25 de julho e 1, 8, 15, 22 e 29 de agosto
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *