Categorias
MOGI DAS CRUZES

Obras para transformar rotatória na Nova Mogilar em cruzamento devem começar este ano



A região da praça Kazuo Kimura, na Vila Nova Mogilar, popularmente conhecida como ‘Rotatória do Habib’s’, deverá começar a receber obras ainda neste ano, confirmou a Prefeitura de Mogi das Cruzes. O projeto das intervenções, que visa melhorar a fluidez do tráfego no local, foi apresentado no final da tarde de sexta-feira (22) pelo prefeito Caio Cunha aos vereadores.



De acordo com o projeto, a atual rotatória será substituída por um complexo viário com cruzamentos, novas vias e transposições, facilitando a circulação de veículos e do transporte coletivo. Serão disponibilizadas novas opções de tráfego, como uma nova rua no terreno que já recebeu a estrutura da antiga Companhia de Desenvolvimento de Mogi das Cruzes (Codemo) e duas passagens sobre o córrego Lavapés, na avenida Yoshiteru Onishi.



“A região da Vila Nova Mogilar é uma das mais complicadas de Mogi das Cruzes para mobilidade urbana, com congestionamentos que trazem problemas para quem circula com veículos particulares ou no transporte coletivo. As intervenções irão transformar a rotatória em um cruzamento e trarão outras estruturas, que devem diminuir os conflitos e melhorar a fluidez”, afirmou Caio Cunha.



As obras na região da praça Kazuo Kimura serão de responsabilidade da Atlântica Construções, Comércio e Serviços, empresa concessionária do Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, e representam uma contrapartida ao município para as intervenções a serem desenvolvidas no terminal. Segundo a administração municipal, os trabalhos não terão custos para a Prefeitura.



“Na elaboração do projeto, foram utilizados recursos modernos para a contagem dos veículos e também para identificar as rotas de interesse mais utilizadas pelos motoristas. Este trabalho foi desenvolvido em vários dias e durante todo o período, já que a movimentação tem diferenças durante a semana e mesmo durante um único dia. Com isso, foi possível um diagnóstico eficiente e que deve representar melhoria significativa para o trânsito”, explicou a secretária municipal de Transportes, Cristiane Ayres.

De acordo com o projeto desenvolvido, a rotatória existente no encontro das avenidas Francisco Rodrigues Filho, Manoel Bezerra de Lima Filho e Yoshiteru Onishi será transformada em um cruzamento com semáforos. Para validar a medida foram desenvolvidas simulações computadorizadas, com base em contagens sobre o fluxo de veículos feitas durante vários dias.

As conversões à esquerda para os veículos que circulam pela avenida Francisco Rodrigues Filho e desejam acessar as avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Yoshiteru Onishi serão proibidas. Estes movimentos de tráfego serão possíveis com a utilização de uma nova via que será aberta no terreno da antiga Codemo, unindo a rua Professor Ismael Alves dos Santos e a avenida Yoshiteru Onishi.

Outra opção será a transposição do córrego Lavapés que será construída na altura da rua Newton Straube, que permitirá a saída de veículos da Vila Nova Mogilar pela avenida Yoshiteru Onishi em direção ao Centro Cívico. Duas outras passagens sobre o córrego serão implantadas para atender os motoristas que desejem chegar à Vila Nova Mogilar.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP