Categorias
MOGI DAS CRUZES

Obras de reforma e adequação na estação ferroviária de Sabaúna são concluídas



Foi realizada, na tarde de sexta-feira (14), a entrega das obras de reforma e adequação da estação ferroviária de Sabaúna, em Mogi das Cruzes. O prédio passou por um processo de revitalização e adequação para atender às normas de acessibilidade.



A parte interna foi totalmente reformada, com o restauro de pinturas históricas. A reforma incluiu a troca do telhado, com implantação de nova estrutura de madeira, telhas cerâmicas e instalação de condutores de águas pluviais. Já a parte externa passou por revitalização e recebeu jardim, playground e um palco para futuros eventos.



De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a obra foi realizada com investimento de R$ 398.925,77, captados por meio do programa Município de Interesse Turístico (MIT), do Governo do Estado. Este foi o primeiro convênio assinado pela cidade via MIT, após a inclusão na cidade, três anos atrás.



O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a execução das obras se deu mediante contratação de empresa via licitação pública e acompanhamento por parte da Secretaria Municipal de Obras.



“É gratificante entregar uma obra que simboliza o grande respeito que temos pela memória da nossa cidade e, ao mesmo tempo, estimular o turismo de Mogi. Sabaúna é já é um ponto de referência para o turismo, em especial para ciclistas e praticantes de trilhas, portanto é fundamental termos uma boa estrutura para receber essas pessoas”, disse o prefeito Marcus Melo, que esteve presente no evento da última sexta.

O secretário de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, também participou da solenidade e lembrou que a estação ainda deve receber outras melhorias. Uma delas será a reforma na plataforma, que vai receber adequações para atendimento às normas de acessibilidade e também uma cobertura de madeira. O objetivo é garantir que pedestres possam realizar as travessias nas vias férreas com segurança. O serviço terá investimento de R$ 253,5 mil, com recursos do Ministério do Turismo.

A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, como o vice-prefeito, Juliano Abe; o secretário chefe de Gabinete, Romildo Campello; e também com Luis Sobrinho, representando o secretário estadual de Turismo, Vinícius Lummertz. 

Foto: Prefeitura de Mogi das Cruzes

História

O primeiro prédio da Estação Ferroviária de Sabaúna foi inaugurado em 1º de janeiro de 1893 e recebeu o nome da localidade onde foi construída. O local reserva um pouco da história da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), como vestígios da pedreira, além de moradias utilizadas pelos ferroviários de antigamente, como as Casa da Turma e a bela casa do antigo chefe da Estação.

Durante muitos anos, a ferrovia de Sabaúna integrou a principal linha para o transporte de passageiros e escoamento da produção rural entre o Rio de Janeiro e São Paulo, a chamada linha Rio São Paulo. A ferrovia também contribuiu significativamente para o desenvolvimento de Sabaúna e a chegada de colonos ao distrito. A linha de ferro chegou a ser desativada na década de 90, porém voltou a operar em meados dos anos 2000, apenas na modalidade do transporte de carga.

Foto: Prefeitura de Mogi das Cruzes
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: