A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza neste sábado (31), às 10h, a solenidade que marca o início da construção do novo CIAS (Complexo Integrado de Atendimento à Saúde), que ficará na avenida Expedicionário José Barca no bairro do Rodeio, ao lado da Ceic Santa Clara II e próximo à UPA e AACD.
De acordo com a Prefeitura, a unidade terá mais de 3 mil metros quadrados distribuídos em dois pavimentos e reunirá quatro equipamentos de saúde: Pró-Hiper, Clínica do Homem, UnicaFisio e Clínica da Pessoa com Deficiência.
A Clínica do Homem oferecerá atendimento ambulatorial especializado na saúde do público masculino, com consultas e exames especializados, como urologia e cardiologia, além de atendimentos de promoção à saúde.
A administração municipal explicou que a área destinada ao Pró-Hiper será implantada para substituição do prédio atual, no Mogilar, enquanto a nova UnicaFisio garantirá os serviços de reabilitação e fisioterapia já consolidados, agora em outra região da cidade.
“O CIAS será a maior obra de saúde depois do Hospital Municipal, contemplando nossa cidade com serviços já consolidados e também novidades, sempre focados na prevenção, reabilitação, convivência e qualidade de vida dos mogianos”, disse o prefeito Marcus Melo.
Entre as novidades estão a Clínica da Pessoa com Deficiência, que será um Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual com objetivo de ampliar a oferta de atenção especializada com serviços voltados para pessoas com deficiência intelectual, autismo, deficiência física ou visual. O foco será promover reeducação de suas funções cognitivas, físicas, sensoriais e sociais. “Essa unidade complementará a Rede de Atendimento à Pessoa com Deficiência”, afirma o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.
O espaço prevê, ainda, as futuras instalações da Delegacia do Idoso. Nos fundos, está projetada uma área de estacionamento.